Novo software da Adobe permite adicionar palavras em arquivos de áudio

Por Redação | 04.11.2016 às 10:45

A Adobe anunciou, durante sua conferência anual Adobe MAX realizada em San Diego na quinta-feira, 3, o seu mais novo projeto experimental, o Project VoCo. Até o momento, não se sabe, no entanto, se a empresa tem planos de tornar a novidade algo comercial, mas o seu conceito é no mínimo curioso.

A ferramenta de áudio permite que você edite a fala com a mesma facilidade que o texto, adicionando palavras que não estão no banco de dados do programa com base em uma voz que já esteja gravada. O software pode reconhecer alguns detalhes do tipo de voz da pessoa e aplicá-los em um texto, por exemplo, contanto que haja 20 minutos de material gravado.

Adobe Project VoCo

“Desenvolvemos a tecnologia chamada Project VoCo em que você simplesmente digita a palavra ou as palavras que gostaria de mudar ou inserir na narração. O algoritmo faz o resto e tudo vai soar como se a pessoa que falou originalmente tivesse dito aquelas palavras”, explicou a Adobe, salientando que o projeto não é baseado na tecnologia tradicional de síntese de fala, mas no que a empresa chama de "conversão de voz".

No mesmo evento, a Adobe também mostrou outras duas novas ferramentas de edição: Project Quick Layout, para facilitar a edição de layouts de impressão e Project Clover, uma ferramenta de edição para realidade virtual.

Fonte: TechCrunch