Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo modo anônimo do Chrome continua permitindo rastreamento da navegação

Por| 14 de Agosto de 2019 às 09h50

Link copiado!

Novo modo anônimo do Chrome continua permitindo rastreamento da navegação
Novo modo anônimo do Chrome continua permitindo rastreamento da navegação
Tudo sobre Google

Muita gente comemorou quando a Google anunciou que o Chrome 76 finalmente iria resolver um problema antigo, que permitia a sites perceberem quando o usuário está navegando de forma anônima. O update veio e, efetivamente fez o que prometeu, alterando o funcionamento de uma API de sistemas de arquivos, mas o efeito não foi o esperado, com muitos sites ainda sendo capazes de flagrar usuários utilizando o modo incógnito.

A descoberta é do pesquisador de segurança Vikas Mishra, que em uma publicação própria, revela como sites ainda podem realizar esse tipo de rastreamento utilizando, inclusive, o mesmo método anterior. Tudo se resume a uma API chamada FileSystem, que cria um sistema de arquivos no computador para que o browser não tenha que baixar e captar recursos toda vez que for utilizado.

Anteriormente, ela não estava disponível no modo anônimo e, com a atualização, o Chrome passou a criar uma instância isolada dela. Aos sites, para perceber o uso do modo, basta verificar a quantidade de espaço em disco que a API está utilizando; caso esse limite seja de 120 MB, isso significa que o usuário está navegando de maneira incógnita.

Um segundo pesquisador, Jesse Li, também revelou outro método pelo qual sites continuam a acompanhar usuários, mesmo utilizando o navegador de forma oculta. De acordo com um trabalho próprio, a velocidade de gravação de dados da API FileSystem é mais rápida no modo incógnito, que utiliza a memória RAM, e isso também pode ser utilizado para rastrear usuários.

Continua após a publicidade

Assim, permanece o problema que levou a Google a liberar a atualização, inicialmente comemorada pelos usuários. Sites podem, por exemplo, solicitar que os visitantes façam login ou simplesmente saiam do modo anônimo, impedindo o acesso a serviços que, de outra maneira, que não permitiria a coleta de telemetria e o armazenamento de arquivos que possam ser usados em campanha de publicidade direcionada, por exemplo.

Ambos os casos, antes de revelados ao público, foram passados à equipe do Chromium, responsável pelo browser de código aberto que é a base do Chrome. Uma atualização para resolver as duas questões já está em desenvolvimento, mas ainda não tem data para ser liberada aos usuários. Até lá, é melhor se lembrar que a promessa de navegação anônima nem sempre pode ser verdadeira.

Fonte: Vikas Mishra, Jesse Li