Nove tribunais estaduais digitalizam sua gestão de processos

Por Redação | 27 de Julho de 2016 às 14h50

Nove tribunais estaduais firmaram termos para aderirem ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em movimento para digitalização completa dos procedimentos. Em ato realizado em Minas Gerais, o TJ de MG e outros tribunais passarão a contar com o software, que é disponibilizado gratuitamente pelo Tribunal Regional da 4ª Região. Os tribunais que aderiram ao programa são do Distrito Federal, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Roraima, Sergipe e Rondônia.

O sistema começa a ser implementado por cada um dos TJs, com a perspectiva de funcionamento até o fim do ano, embora o ritmo dependa de cada tribunal. O TJ do Distrito Federal, por exemplo, iniciou a instalação em ambientes de teste e pretende realizar a implementação e tê-lo funcionando plenamente já nos próximos meses, a fim de usufruir ao máximo todas as suas funcionalidades e benefícios.

O SEI permite a assinatura digital e a tramitação de feitos administrativos. Com uma interface simples e acessível, possibilita a atuação simultânea de servidores de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização de atividades e tornando os procedimentos mais céleres. Uma outra vantagem da plataforma é a redução de custos, com a eliminação do uso de papel e outros materiais, além de gastos com correio. Por meio do SEI, o Judiciário se compromete com a sustentabilidade no uso dos recursos públicos.

Atualmente o SEI encontra-se implantado em mais de 80 órgãos públicos dos diversos poderes e esferas. A Justiça Federal de São Paulo foi um dos primeiros a adotar o sistema que se tornou padrão no Judiciário. No Executivo, o Ministério das Comunicações foi o primeiro a informatizar 100% os processos com o uso do SEI.

Via Convergecom, TJ-DF

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!