Nove tribunais estaduais digitalizam sua gestão de processos

Por Redação | 27.07.2016 às 14:50

Nove tribunais estaduais firmaram termos para aderirem ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em movimento para digitalização completa dos procedimentos. Em ato realizado em Minas Gerais, o TJ de MG e outros tribunais passarão a contar com o software, que é disponibilizado gratuitamente pelo Tribunal Regional da 4ª Região. Os tribunais que aderiram ao programa são do Distrito Federal, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Roraima, Sergipe e Rondônia.

O sistema começa a ser implementado por cada um dos TJs, com a perspectiva de funcionamento até o fim do ano, embora o ritmo dependa de cada tribunal. O TJ do Distrito Federal, por exemplo, iniciou a instalação em ambientes de teste e pretende realizar a implementação e tê-lo funcionando plenamente já nos próximos meses, a fim de usufruir ao máximo todas as suas funcionalidades e benefícios.

O SEI permite a assinatura digital e a tramitação de feitos administrativos. Com uma interface simples e acessível, possibilita a atuação simultânea de servidores de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização de atividades e tornando os procedimentos mais céleres. Uma outra vantagem da plataforma é a redução de custos, com a eliminação do uso de papel e outros materiais, além de gastos com correio. Por meio do SEI, o Judiciário se compromete com a sustentabilidade no uso dos recursos públicos.

Atualmente o SEI encontra-se implantado em mais de 80 órgãos públicos dos diversos poderes e esferas. A Justiça Federal de São Paulo foi um dos primeiros a adotar o sistema que se tornou padrão no Judiciário. No Executivo, o Ministério das Comunicações foi o primeiro a informatizar 100% os processos com o uso do SEI.

Via Convergecom, TJ-DF