Nova tecnologia da Adobe traz inteligência artificial às suas selfies

Por Redação | 10 de Abril de 2017 às 12h45

Você é o tipo de pessoa que não publica uma selfie sem antes dar aquela tratada no Photoshop para não só dar aquele retoque básico, mas também para garantir que a imagem chegue às redes sociais da melhor maneira possível? Pois a Adobe pode estar preparando uma excelente novidade para você. A empresa divulgou nesta segunda-feira (10) um vídeo apresentando uma nova tecnologia que utiliza um sistema de inteligência artificial para gerar selfies ainda mais bonitas.

A demonstração foi publicada no YouTube e mostra como a novidade vai funcionar na prática. Como o próprio título da apresentação entrega, o objetivo da proposta é apontar o potencial futuro para esse tipo de fotografia. Entre os exemplos que aparecem está a possibilidade de automaticamente definir a profundidade de campo, que destaca os objetos do primeiro plano do resto da imagem. Isso permite que você desfoque tudo o que está ao seu redor, dando mais ênfase àquele sorriso ou à maquiagem especial que você preparou para a festa.

Outras opções incluem novos filtros que alteram de maneira significativa a foto. Algumas delas alteram até mesmo a abertura da imagem, evitando aquela sensação de que seu rosto está ocupando toda a tela do smartphone. Também é possível modificar o ângulo do seu rosto e importar filtros presentes em outras imagens. Isso significa que você poderá buscar uma foto qualquer no Google e replicar o efeito na sua própria selfie com apenas um toque na tela.

Com apenas um toque, você pode destacar apenas o que há em primeiro plano na imagem

No entanto, isso não quer dizer que se trata exatamente de um aplicativo que está sendo produzido. Não fica claro se a Adobe está mesmo trabalhando com esse intuito ou apenas desenvolvendo tecnologias que podem ser adotadas por outros serviços ou mesmo pelas fabricantes. Como eles dizem várias vezes na demonstração, esse é o potencial do que a fotografia móvel pode ser no futuro, o que significa que até mesmo a Apple ou a Samsung podem abraçar esse conceito e, a partir de uma parceria, incorporar as novidades em seus sistemas.

De qualquer forma, trata-se de uma proposta mais do que interessante. Ainda que muita coisa soe exagerada — como controlar o ângulo do rosto do usuário —, trazer mais opções de edição a algo que é usado cada vez mais no dia a dia é um caminho sem volta e a Adobe parece disposta a tornar tudo isso real. Vamos esperar, portanto, para descobrir como essas novidades vão se converter em algo prático para o usuário.

Via: Adobe Creative Cloud (YouTube), Gadgets Now

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.