Microsoft ensinará crianças a programar usando Minecraft

Por Redação | 17.11.2015 às 09:48

A Microsoft anunciou uma parceria com o Code.org que pretende levar um tutorial de Minecraft para a agenda de educação das crianças. A ideia é que milhares de crianças aprendam a programar através do passo a passo que promete ser atraente para o público infantil.

Fundada em 2013, o Code.org é uma organização sem fins lucrativos que visa incentivar a introdução das ciências da computação nas escolas, além de oferecer aulas de programação através de seu site. Agora, a entidade está oferecendo um tutorial de programação utilizando o Minecraft para marcar seu evento anual que acontecerá de 07 a 13 de dezembro.

Destinado a alunos com mais de seis anos, o tutorial apresenta noções básicas de codificação dentro da plataforma do jogo da Mojang. Os jogadores irão se deparar com 14 desafios para assimilar conceitos de programação durante o tutorial. "Uma parte essencial de nossa missão de capacitar cada pessoa no planeta está em equipar os jovens com pensamento computacional e capacidade de resolver problemas para terem sucesso em um mundo cada vez mais digital", disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella. "Com o Minecraft e o Code.org, pretendemos estimular a criatividade na próxima geração de inovadores de uma maneira que é natural, de colaboração e diversão".

Devido à popularidade de Minecraft em vários grupos etários e demográficos, o projeto utilizando o game faz sentido, uma vez que permite que crianças se apliquem a aprendam em um ambiente que elas entendem. "Este tutorial irá capacitar milhões de alunos em todo mundo para explorar como um jogo que amam realmente funciona", disse o cofundador e CEO do Code.org, Hadi Partovi. "Isso irá inspirá-los para impactar o mundo, criando a sua própria tecnologia e aplicativos", complementa.

Via Venture Beat

Fonte: http://venturebeat.com/2015/11/16/microsoft-and-code-org-launch-minecraft-tutorial-to-teach-kids-how-to-code/