Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft e Amazon firmam parceria para integrar Cortana e Alexa

Por| 30 de Agosto de 2017 às 12h10

Link copiado!

Microsoft e Amazon firmam parceria para integrar Cortana e Alexa
Microsoft e Amazon firmam parceria para integrar Cortana e Alexa
Tudo sobre Amazon

Uma parceria que pegou muitos de surpresa foi anunciada pela Microsoft e pela Amazon nesta quarta-feira (30). Em um comunicado inusitado, as empresas afirmaram que pretendem melhorar a qualidade e a funcionalidade de suas assistentes digitais Cortana e Alexa, complementando os recursos de uma assistente com a outra e permitindo que os usuários da Cortana, por exemplo, possam acessar a Alexa através de um comando e vice-versa.

Caso um usuário da Cortana deseje perguntar algo a Alexa, ele poderá dizer "Cortana, abra a Alexa" e conversar com a assistente virtual da Amazon. No caso contrário, o usuário poderá chamar a Cortana utilizando a Alexa simplesmente com o comando de voz "Alexa, abra a Cortana". Essa integração permitirá que uma assistente possa utilizar os pontos fortes da outra. Em outras palavras, a Alexa poderá oferecer aos seus usuários acesso aos produtos Office através da Cortana, permitindo que seus usuários acessem via comando de voz calendários e e-mails, por exemplo. Para a Microsoft, a Cortana se beneficiará do controle de dispositivos domésticos inteligentes e das opções de compra que a Alexa oferece.

O CEO da Amazon, Jeff Bezos, levantou a ideia de integrar as assistentes virtuais enquanto estava em uma reunião com Satya Nadella, CEO da Microsoft. O executivo também afirmou que faria algo semelhante com as assistentes da Google e da Apple caso estas tenham interesse. "Haverá vários agentes inteligentes bem-sucedidos, cada um com acesso a diferentes conjuntos de dados e com diferentes áreas de habilidades especializadas", afirmou Bezos. Já Nadella disse que espera que a parceria entre Alexa e Cortana "inspire" as concorrentes.

O acordo é uma jogada interessante para ambas as empresas, permitindo que as assistentes possam chegar a um grupo de pessoas que dificilmente testaria a experiência de uma outra opção do tipo. Desde que as empresas de tecnologia começaram a apostar em sistemas de inteligência artificial para os consumidores, a concorrência entre as assistentes digitais não era vista de maneira positiva, visto que uma poderia tirar usuários da outra. Com o anúncio de hoje, tanto Amazon quanto Microsoft sinalizam que as assistentes podem funcionar melhor juntas.

Continua após a publicidade

A integração entre as assistentes Cortana e Alexa deverá ser disponibilizada até o final deste ano. Os usuários do Windows 10 devem ser os primeiros a receberem a novidade entre os usuários da Cortana e, em seguida, os aplicativos para Android e iOS também serão atualizados.

Fonte: The New York Times