Publicidade

Microsoft atualiza SDK para projeto Rome, voltado a cross-platform

Por| 31 de Janeiro de 2019 às 10h21

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Jon Friedman, via Medium)
(Imagem: Reprodução/Jon Friedman, via Medium)
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft atualizou seu kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês geralmente usada) para o Project Rome, plataforma da empresa voltada a criar ambientes em múltiplas plataformas. A versão 1.0 do SDK está disponível tanto para desenvolvedores no Android quanto no iOS.

O Rome foi apresentado em 2017 com a proposta de oferecer ferramentas para criação de ambientes cross-plataforma, ou seja, que podem conversar em diferentes dispositivos como TV, smartphones, computadores e tablets.

Esta nova versão traz uma ferramenta chamada de Graph. Basicamente, ela funciona para três propósitos. O primeiro é permitir que um aplicativo seja iniciado em uma tela maior sem perder suas propriedades, ou seja: caso se esteja usando uma aplicação criada para smartphones na tela de um computador ou espelhado em Apple TV.

A segunda função é colocar uma funcionalidade para o aplicativo de acordo com a plataforma na qual ele está. Por fim, uma outra ideia é enriquecer a experiência do usuário, permitindo que ele tenha formas diferentes de controlar um programa a depender de sua plataforma.

Continua após a publicidade

Um exemplo disso é quando se está transmitindo um vídeo via Chromecast ou Apple TV em que a tela da TV roda o vídeo e o app se transforma apenas em um controlados do que está passando.

Os SDKs para iOS e Android estão disponíveis no site da Microsoft.

Fonte: Microsoft