Publicidade

Índice TIOBE lista as principais linguagens de programação de 2022

Por| 08 de Dezembro de 2022 às 14h20

Link copiado!

Markus Spiske/Unsplash
Markus Spiske/Unsplash

O índice TIOBE, criado por uma empresa holandesa de testes de qualidade de software, é um bom termômetro para medir a popularidade e uso de determinadas linguagens programação. A lista é atualizada mensalmente e, a cada final de temporada, elege as três principais opções do ano. Com 2022 chegando ao fim, já dá para ter uma noção de quais são as favoritas ao pódio no período.

Segundo o próprio site, as classificações do TIOBE Programming Community são baseadas nas linguagens de programação utilizadas por engenheiros qualificados em todo o mundo, em cursos e por fornecedores terceirizados. Mecanismos de busca em plataformas populares, como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu também são usados ​​para calcular as avaliações.

Vale destacar que o índice TIOBE não escolher “a melhor linguagem de programação” ou “a linguagem na qual a maioria das linhas de código foram escritas”, e sim quais são as mais utilizadas e populares no momento.

Continua após a publicidade

Em dezembro de 2022, Python e C seguem como as linguagens de programação mais citadas, assim como no índice de 2021. A maior alteração fica por conta da terceira colocação, em que o C++ ganhou o lugar do Java — é a primeira vez que C++ supera Java no índice Tiobe, e é a primeira vez desde 2001 que Java não está entre os três primeiros, de acordo com Paul Jansen, CEO da Tiobe Software.

Confira as dez primeiras posições abaixo:

Jansen destaca também observa que as linguagens de programação Kotlin e Julia estão se aproximando da lista dos 20 melhores. O Kotlin compatível com Java é apoiado pelo Google para desenvolvimento de aplicativos Android, enquanto Julia, lançada por pesquisadores do MIT em 2012, é popular entre alguns para ciência de dados. Para conferir a lista completa, acesse o site do índice TIOBE.

Continua após a publicidade

Fonte: TIOBE