Análise - iTunes 11: mais rápido, mais elegante, mais robusto e menos funcional

Por Luciana Zaramela

A Apple acaba de disponibilizar a nova versão de seu player de mídia, o iTunes 11. Mais elegante, mais robusto, mais rápido e sem perder a simplicidade de uso. Para aqueles que sentem-se verdadeiros estranhos no ninho ao atualizarem um software para uma versão reformulada, a Apple traz uma tela inicial para orientar o usuário.

Mas, se ao instalar o iTunes você decidir pular essa introdução, não tem problema. Se você já usava o programa antes, não vai sentir tanta diferença assim.

Primeiras impressões

Quem já utilizava o iTunes vai levar um pequeno susto ao dar de cara com a nova interface. Mas bastam alguns minutinhos para se adaptar novamente ao funcionamento do programa. Assim que você abrir o novo iTunes, a primeira visualização que terá é a de seus álbuns.

Para quem adora colecionar discos digitais e mantê-los organizados, é uma boa novidade. Se você não liga muito para isso, basta ir direto às opções de Playlist ou clicar direto em Songs/Músicas.

iTunes 11 visão geral inicial

iTunes 11 à primeira vista

A primeira diferença notável é o sumiço da barra lateral, à esquerda da interface. Mas nada que uma opção para exibi-la de volta no menu View/Visualizar não resolva. Há ainda o atalho CTRL+S (Windows) ou Command + Option + S (Mac).

Mas basta um clique no botão de listas à esquerda para que um menu dropdown apareça com todas as funcionalidades que antes eram acessadas pela barra lateral. Você escolhe como prefere utilizar seu novo iTunes.

iTunes 11 menu

Todas as funcionalidades da antiga barra lateral estão no menu

O design da interface mudou, assim como algumas funcionalidades. Os controles deixaram de se parecer com botões, as opções de repetir, colocar em modo aleatório e escolher playlists foram parar no "display" de músicas do programa, como se fossem apenas ícones.

iTunes 11 barra do novo player

Outra novidade é o MiniPlayer do iTunes: ficou mais bonito e minimalista, além de funcional. O tradicional display que antes exibia a barra de progresso da música que está sendo tocada, o slider de volume e apenas alguns controles, agora deixou essa barra e o slider de lado e exibe a capa do disco, os principais controles (avançar, reproduzir/parar, retroceder, atalho para o AirPlay e para o slider de volume mestre), um ícone de acesso a playlists e uma função de buscas.

iTunes 10 e 11

MiniPlayers: iTunes 10 (acima) e iTunes 11 (abaixo).

Isso significa que você pode realizar buscas pelo iTunes sem sair do MiniPlayer.

iTunes 11 busca miniplayer

MiniPlayer agora permite realizar buscas

Note que a função de buscas possui opções que permitem realizar várias outras ações, como adicionar a uma playlist, exibir na iTunes Store, tocar próxima etc.

iTunes 11 opções do miniplayer

Opções do MiniPlayer

Álbuns

A nova abordagem do iTunes 11 para quem gosta de ouvir álbuns completos deixou a navegação mais atraente, elegante e funcional. Além do visual ter mudado, ter ficado mais moderno e bem parecido com o do iOS, é possível escolher opções enquanto se ouve as músicas, o que remonta ao bom e velho estilo de ouvir músicas pelos discos de antigamente (a cor da fonte e do plano de fundo muda de acordo com a cor da capa do disco). E basta clicar nos ícones com a setinha e abrir um menu de contexto com várias opções.

iTunes 11 visual álbuns

Opção de visualização: Álbuns

Artistas

Ao clicar na opção Artists/Artistas do iTunes 11, você terá uma visão geral do álbum e alguns ícones para acessar opções do iTunes. Novidade interessante, que elimina aquelas colunas de metadados antes exibidas em todas as seções do iTunes. Mas, se você ainda gosta delas, você poderá tê-las de volta na seção Songs/Músicas da nova versão.

iTunes 11 visual artistas

Opção de visualização: Artista

iTunes Store

Se você estiver com a barra lateral ativa, notará que o botão grande que servia de atalho à iTunes Store sumiu da parte superior da interface.

Note também que a iTunes Store recebeu uma leve remodelada. Ela ganhou um visual "mais iOS", com ofertas estilo coverflow. Está mais rápida e, de maneira geral, não ganhou tantas mudanças. Os ícones e a maneira de navegação continuam iguais.

iTunes 11 store

iTunes Store

Demais serviços

A maneira como você organizava seus vídeos, aplicativos, ringtones, podcasts e livros não irá mudar. Mas o novo iTunes trouxe uma leve atualização do design da interface, de maneira geral.

iTunes 11 books

A opção Livros, assim como Podcasts, Aplicativos e Ringtones, mudou pouco

As opções de equalização, acesso ao Genius, Ping, Match, compartilhamento, criação de playlists e sincronização com dispositivos iOS continuam muito semelhantes às da versão 10 do programa.

iTunes 11 equalizador

Equalizador do iTunes 11

Prós e contras

O iTunes parece ter levado a sério o bom e velho jargão de que "menos é mais". O programa tem um visual mais futurista, digital e parece se aproximar mais da interface estilo iOS. As novidades que o programa trouxe são legais, mas os usuários que já estavam bastante acostumados com o player da Apple podem chiar com a falta de alguns recursos.

A nova versão não permite mais que você abra uma playlist na iTunes Store em uma janela separada. Não há como realizar buscas por compositores (no caso de quem aprecia música clássica e jazz, isso pode ser uma péssima notícia). Não há possibilidade de editar álbuns no modo Artist/Artista (as setinhas para avançar e retroceder não existem mais).

iTunes 10 - albuns

iTunes 10: antes, havia a possibilidade de editar álbuns no modo artista (note as setinhas acima, à direita)

E também não há como ouvir um grupo de álbuns separados sem parar. Agora, o iTunes para ao final de cada álbum, ao contrário das versões anteriores. Quem gostava da visualização das capas dos discos (Coverflow), infelizmente vai ter que se acostumar ao novo visual do iTunes. Ela foi removida da nova versão do programa.

E você, o que achou dessa nova versão do iTunes? Opine, diga o que gostou e o que não gostou nos comentários!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.