Governo dos EUA abre código de seus softwares em site público

Por Redação | 04.11.2016 às 17:34
photo_camera Reprodução

Vejam só como as coisas são. Na mesma semana em que o governo brasileiro anuncia uma medida de adotar sistemas da Microsoft em todos os âmbitos da administração federal, o governo dos Estados Unidos anunciou um projeto para fomentar a adoção de softwares de código aberto em sua gestão.

A Casa Branca apresentou nesta sexta-feira (04) o Code.gov, um site que mostra todos os projetos do governo ianque na área de código aberto, promovendo o compartilhamento de informações e experiências no desenvolvimento open source para suas diversas agências.

De acordo com o governo norte-americano, o plano com o website é aprimorar o acesso do cidadão aos softwares da administração pública federal para a criação de melhores serviços, assim como a promoção de reuso de softwares em diferentes agências federais.

O novo site conta atualmente com cerca de 50 repositórios de código, provenientes de mais de 10 agências, segundo explicou o CIO do governo dos Estados Unidos, Tony Scott, em um post em seu blog no site da Casa Branca.

O lançamento do Code.gov vem quatro meses depois que a Casa Branca lançou a política de código aberto federal, que solicita às agências governamentais que elas disponibilizem entre si o código de suas aplicações desenvolvidas internamente, promovendo o reuso e adaptação destes softwares em diferentes áreas.

“Estamos empolgados com o lançamento, e enxergamos o Code.gov como outra plataforma criativa que dará aos cidadãos a habilidade de participar no desenvolvimento de serviços mais efetivos, acessíveis e transparentes", disparou Scott.

Segundo Scott, o plano é de também se tornar um espaço útil para administradores estaduais e distritais para conhecer as tecnologias do governo e construir serviços semelhantes de forma local.

Fonte: Venture Beat