Publicidade

Google pode levar navegação por gestos do Android 10 ao Chrome OS

Por| 25 de Outubro de 2019 às 21h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

Uma das inovações do Android 10 foi o sistema de controle por gestos do sistema operacional. Depois de adicionar a novidade aos smartphones, agora o Google quer levar a ideia para os Chromebooks com tela sensível ao toque e aos tablets da empresa.

O site 9to5Google analisou códigos do Chrome OS, sistema operacional de notebooks baseados em Android, e viu registros de que as funções gestuais podem chegar a esta plataforma.

A primeira evidência de que isso pode chegar ao Chrome OS vem em uma nova flag do sistema que modifica a barra de apps. Chamada de hotseat, tal barra se destaca da parte debaixo da tela de forma muito semelhante ao macOS.

Com isso, há uma fina camada abaixo semelhante ao design de gestos do Android 10. A ideia é que, com tela de toque, o usuário possa abrir a lista de aplicativos. A expectativa é de que seja usada exatamente para os comandos por gestos no Chrome OS.

Continua após a publicidade

Outra evidência é o comando chamado de “back gesture”. Trata-se de deixar uma faixa de 16 pixels do lado esquerdo da tela para quando o usuário deslizar seja entendido como um comando de “voltar” no sistema operacional. Quando este movimento for feito, o sistema vai mostrar uma seta indicando o comando. Isso já acontece quando se usa o touchpad de um Chromebook, mas será elevado ao touch da tela.

Além disso, há um novo comando que permite ver todas as abas e programas abertos quando o usuário desliza o dedo da parte debaixo para cima da tela.

O sistema de navegação por gestos tem o objetivo de evitar que se usem botões para caminhar entre o sistema operacional. Com isso, o Google evita que o usuário precise usar o teclado ou que tablets contem com botões, deixando mais espaço frontal para a tela.

Continua após a publicidade

Estas novidades foram percebidas na versão Chrome OS Canary, voltada a desenvolvedores.