Google e MIT criam algoritmos que retocam fotos do celular em tempo real

Por Redação | 02 de Agosto de 2017 às 17h48

O Google se uniu ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para criarem, juntos, um novo algoritmo capaz de editar e tratar fotos tiradas com o smartphone em tempo real. Os pesquisadores usaram machine learning e treinaram redes neurais para o software, o que pode ser um marco para a edição de fotos em dispositivos móveis no futuro próximo.

A novidade foi revelada durante a conferência Siggraph, nos Estados Unidos, mostrando como é possível fazer retoques profissionais em fotos de celulares antes mesmo delas serem batidas, somente enquanto o app da câmera está visualizando o cenário a ser fotografado.

O projeto usou 5 mil imagens criadas pela Adobe e também pelo MIT com câmera profissionais, que foram editadas por cinco fotógrafos especialistas em tratamento profissional. Os dados, então, foram usados pelos pesquisadores para treinar as redes neurais, a fim de que seus algoritmos aprendessem diferentes melhorias que podem ser aplicadas automaticamente em vários tipos de fotos, seja somente alterando brilhos e contrastes, até mexendo na saturação de cores, por exemplo.

A imagem mostra uma fotografia escura (à esquerda) ao lado da mesma imagem tratada pelos algoritmos criados (Reprodução: MIT)

Segundo o MIT, o novo software, que pode ser transformado em aplicativo móvel e integrado ao app nativo de câmeras de celulares, tem o tamanho de uma imagem digital e pode significar uma revolução na maneira que fotografamos com nossos smartphones.

Fonte: Business Insider

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.