Google desenvolve um novo formato de imagem para a web, chamado de 'Pik'

Por Redação | 25.07.2017 às 12:02
photo_camera Divulgação

A Google está desenvolvendo um novo formato de imagem chamado 'Pik'. A novidade foi descoberta por meio do perfil oficial da gigante das buscas no Github, que descreve o projeto como uma extensão de imagem voltada principalmente para a web.

A empresa não divulgou maiores detalhes sobre o 'Pik', mas é provável que ele seja utilizado para realizar uma compactação mais eficiente e com menor perda de qualidade.

Ao que parece, este projeto se assemelha muito com o WebP, anunciado em 2010 pelo Google, com a principal proposta de oferecer um novo padrão de imagens mais leve e com menos perda de dados, mas que não se mostrou muito viável ao longo dos anos.

O Google também informou que o 'Pik' não é um produto oficial da empresa, apesar de ser desenvolvido por ela. Além disso, a empresa alegou que o projeto está em fase inicial e que ele não deve ser utilizado por ninguém. Apesar do aviso, o encoder e o decoder da extensão estão disponíveis no Github; ou seja, se estiver curioso, utilize por sua conta e risco.

Fonte: 9TO5Google