Publicidade

Google Chrome vai ganhar modo de leitura no desktop

Por| 18 de Abril de 2019 às 16h16

Link copiado!

International Business Times
International Business Times

É a vez do modo de leitura também chegar ao Google Chrome nos computadores. A novidade apareceu em uma atualização da versão Canary do navegador, usada para fins de testes com usuários interessados, e parece já estar funcionando bem, removendo elementos distrativos da tela e dando destaque apenas para textos, imagens e títulos.

Trata-se de mais um recurso que já é lugar comum nos celulares, mas que chega também ao desktop como parte dos esforços da Google para parear a experiência com seus produtos em todos os dispositivos. No modo de leitura, anúncios, pop-ups, vídeos e outros pontos de distração disponíveis na página são removidos, em prol de uma experiência mais simples e voltada para o texto.

Outros navegadores da concorrência já contam com a funcionalidade inclusive nos computadores, com o Firefox a apresentando de maneira mais completa entre todos. Além de se livrar dos elementos da página, a funcionalidade no browser da Mozilla ainda apresenta opções como um modo escuro, alteração fácil no tamanho do texto e até um modo de leitura automatizada por voz.

No Android, o recurso é chamado de “visão simplificada” e também traz recursos extras de acessibilidade para usuários com necessidades especiais. Sua chegada à versão PC do Chrome já vinha sendo citada desde fevereiro, mas agora, a novidade efetivamente dá as caras na versão preliminar do navegador, o que indica uma aproximação ainda maior do lançamento final.

Continua após a publicidade

Como acontece nos celulares, ainda, é possível que o recurso não seja habilitado por padrão. Isso vale, por exemplo, para o Canary, no qual o usuário deve digitar chrome://flags/#enable-reader-mode na barra de endereços para ativar o recurso, que pode ser ligado ou desligado a partir de uma opção que surge, então, no menu de configurações.

Como dito, a liberação em uma versão pública de testes do Chrome indica um passo adiante rumo à liberação geral. Como sempre acontece em casos como estes, entretanto, não se sabe ao certo quando o modo de leitura chegará a todos os usuários do navegador, uma vez que a Google não deu nenhuma previsão desse tipo.

Fonte: ZDNet