Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google anuncia suporte para alguns programas de Windows no Chrome OS

Por| 17 de Junho de 2020 às 11h14

Link copiado!

Google anuncia suporte para alguns programas de Windows no Chrome OS
Google anuncia suporte para alguns programas de Windows no Chrome OS
Tudo sobre Google

Um dos pontos fracos dos Chromebooks (e seu sistema ChromeOS) é a falta de compatibilidade com aplicativos populares, como os pacotes Office e Adobe Creative Suite. Para resolver o problema, o Google anunciou uma parceria com a empresa Parallels para que clientes corporativos do sistema tenham acesso a seus aplicativos do Windows.

As empresas não revelaram como funcionará o esquema, mas é possível fazer algumas suposições com base no comunicado escrito no blog do Google.

A Parallels é conhecida principalmente entre usuários do sistema macOS, para o qual oferece um sistema de máquina virtual. O programa permite instalar em computadores Apple uma versão completa do Windows que dispensa a reinicialização do recurso Boot Camp.

Continua após a publicidade

O programa poderia ser executado localmente nos Chromebooks, mas a maioria dos aparelhos não oferece muito espaço para armazenamento, muito menos para uma instalação completa do Windows e programas adicionais.

Computação na nuvem?

A notícia da parceria foi publicada no blog do Google Cloud, em uma publicação sobre as mudanças impostas pela COVID-19 no trabalho remoto.

Continua após a publicidade

Os termos utilizados no anúncio levam a crer que as empresas trabalham em um sistema de virtualização na nuvem, o que poderia viabilizar a execução dos programas do pacote Office no Chromebook.

Uma implementação do tipo dispensaria a realização de upgrades caros nos computadores para adicionar mais memória de armazenamento e RAM. Por outro lado, exigiria uma conexão estável, como acontece com os serviços de jogos na nuvem.

O conceito de um computador com pouca capacidade de processamento e armazenamento não é novo — os chamados "terminais burros" são praticamente tão antigos quanto os próprios computadores digitais.

O Google e a Parallel anunciaram que darão mais detalhes sobre a parceria nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Fonte: GoogleParallels