Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fuchsia OS chega a mais um dispositivo do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2022 às 11h15

Link copiado!

Reprodução: Google
Reprodução: Google
Tudo sobre Google

O Google começou a liberar a atualização do Fuchsia OS para alguns donos do Nest Hub Max e do Nest Hub original (chamado na época de Google Home Hub). Ambos os aparelhos são equipados com o Cast OS baseado em Linux e agora devem migrar para o novo sistema operacional feito com o microkernel Zircon.

A atualização mudará poucas coisas logo de cara, ao contrário do que se espera quando há uma troca de sistema. Funcionalidades da interface do usuário e os elementos visuais devem seguir como antes, provavelmente para não impactar tanto as pessoas já acostumadas — elas podem nem notar a diferença.

Continua após a publicidade

Se visualmente tudo permanecerá igual, por debaixo do capô a mágica deve ocorrer. O Fuchsia é mais moderno, compatível com versões mais recentes de apps, o que deve significar mais estabilidade e segurança. Por ainda estar em fase de desenvolvimento, não se sabe ao certo todo o potencial oferecido aos aparelhos inteligentes.

O Nest Hub de primeira geração, lançado em 2016, enfrentou alguns bugs no começo, mas o Google resolveu todos com atualizações sequenciais, e ainda trouxe novos recursos. De lá para cá, vários ajustes foram feitos para otimizar a compatibilidade e oferecer uma experiência menos traumática.

Esse momento de transição de um sistema para outro é sempre delicado e pode trazer problemas sérios para os donos de tais dispositivos. É por isso que a companhia precisa testar exaustivamente a migração, com recursos que possibilitem uma reversão se houver falha — caso contrário, o aparelho ficaria inutilizado.

Sistema operacional para dispositivos inteligentes

Continua após a publicidade

O Fuchsia está em desenvolvimento há anos, mas foi oficialmente confirmado no ano passado. Só agora começou a chegar para um pequeno grupo de usuários inscritos no programa beta nos dois dispositivos. A ideia é que essas pessoas testem tudo e forneçam o feedback com possíveis erros para correção antes do lançamento amplo.

Dispositivos lançados a partir de 2019 devem receber o sistema futuramente, quando os experimentos forem concluídos. O foco é fazer o software rodar nos Nest Hub mais antigos (e problemáticos) para só então focar na segunda geração e em caixas de som inteligentes do Google. A promessa é de uma distribuição gradual, como de costume, porém com uma conclusão mais rápida que atualmente.

Ainda não está claro se outros dispositivos também serão agraciados, mas é provável que o Fuchsia equipe o setor de gadgets inteligentes daqui para frente. Há outras fabricantes que trabalham na criação do sistema, inclusive a gigante sul-coreana Samsung, logo trata-se de uma iniciativa com amplo interesse da indústria.

Fonte: Android Headlines