Foto modificada no Photoshop mostra homem inocente como terrorista de Paris

Por Redação | 17 de Novembro de 2015 às 14h34

O jornal espanhol La Razon precisou se desculpar publicamente no último domingo (15) depois de ter publicado a foto de um homem canadense apontado como um dos responsáveis pelo ataque em Paris. O problema é que a foto havia sido completamente manipulada no Photoshop e ele não tinha absolutamente nada a ver com a tragédia.

O homem na foto era Veerender Jubbal, um jornalista freelancer que sequer segue o Islamismo, mas sim uma religião chamada Sikhismo. Na foto manipulada, Jubbal aparece usando um colete bomba e segurando o Corão, mas na foto original ele está usando apenas uma simples camisa e segurando seu iPad, que foi utilizado para tirar a fotografia no espelho.

A foto foi publicada por um grupo não oficial de apoio ao Estado Islâmico não oficial no Telegram, a mesma plataforma utilizada pelos terroristas para reivindicar a responsabilidade pelos ataques de Paris. A imagem original foi postada por Jubbal em 2014 e ele precisou ir até o Twitter para limpar seu nome, explicando a todos que ele vive no Canadá e nunca foi a Paris.

A imagem falsa foi usada por várias agências de notícias que alegavam ser uma foto de um dos terroristas que participaram do atentado na última sexta-feira (13), e em pouco menos de 24 horas já havia se tornado um viral em todo o mundo.

Falso terrorista

À esquerda, a foto manipulada, e à direita, a foto original de Veerender Jubbal (Imagem: Reprodução / CBC)

Via CBC

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.