Facebook lança programa que incentiva início na carreira em programação

Por Redação | 22 de Outubro de 2015 às 18h02

O Facebook está lançando o TechPrep, uma nova iniciativa em parceria com a empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company que visa oferecer recursos como tutoriais, vídeos e games para que os pais possam ajudar seus filhos a seguirem em carreiras relacionadas à programação de computadores.

O TechPrep é indicado para aqueles que têm curiosidade sobre programação, mas não sabem por onde começar. Ele sugere serviços e gadgets baseados na idade das pessoas, suas habilidades e aquilo que elas procuram.

Adolescentes que estão começando a se interessar pela área, por exemplo, serão direcionados para conteúdos relacionados à linguagem de programação simples, como a Scratch. Adultos com pouca experiência que visitarem o site em busca de informações podem visualizar links relacionados à placas Arduino, por exemplo.

TechPrep

Programa de Inclusão

Embora o TechPrep seja uma fonte de recursos para todos os alunos, pais e encarregados pela educação interessados no segmento de tecnologia, o Facebook está focando inicialmente em comunidades onde há grandes populações de negros e latinos, uma vez que eles são considerados "minorias sub-representadas que até 2050 devem representar mais de 50% da nossa população [dos Estados Unidos]”.

A ideia do TechPrep surgiu de um estudo, conduzido pelo Facebook e pela McKinsey, sobre a participação de minorias nas carreiras de programação. O resultado indicou que 77% dos pais ou responsáveis não sabem como ajudar os filhos a conseguir um diploma na área. Em populações de baixa renda ou aqueles cujos pais ou responsáveis não têm diplomas universitários, este número aumenta para 83%. "Estamos criando iniciativas de curto, médio e longo prazo", disse Maxine Williams, diretora global de diversidade do Facebook.

Com informações do Engadget e TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.