Descubra quanto de memória RAM é necessária na escolha de um Chromebook

Por Redação | 18 de Abril de 2016 às 20h05
photo_camera Divulgação

Uma das principais características de escolha para os usuários na hora de comprar um laptop novo é a quantidade de memória RAM instalada, e para a escolha entre os Chromebooks não é diferente, a não ser por algumas questões que devem ser consideradas na hora da compra.

Basicamente o que acontece ao abrir uma aba no navegador de um Chromebook, é que a interação com o software e os dados para a elaboração do que está disponível na página são processados na RAM. Mas o Chrome também usa o que se chama de zRAM, anteriormente conhecido como compcache, ou seja, ele permite o armazenamento de dados comprimidos na RAM. Levando em conta que os Chromebooks não têm uma grande quantidade de memória RAM instalada, isso significa que há melhor desempenho mesmo com menos memória.

Chromebook

Desta forma o sistema operacional gerencia a memória de forma mais eficaz, fazendo com que mesmo um Chromebook com 2GB de RAM atue de forma bastante funcional. No mercado é possível encontrar Chromebooks com 2GB ou 4GB de memória RAM instalada, mas para heavy users há a possibilidade de comprar um Chromebook Pixel, com 8GB ou 16GB de RAM, o fato é que, no geral, isso não é necessário.

Para quem utiliza funções básicas, como navegação em redes sociais e aplicativos, um Chromebook com 2GB de RAM já está de bom tamanho. Já para os usuários que utilizam muitas abas no navegador, ouvem músicas e querem instalar jogos, o ideal e suficiente é um Chromebook com 4GB de memória RAM.

Chromebook

É evidente que se o caso for de uso intenso, com reprodução de vídeos, ou caso o usuário deseje instalar o Ubuntu, por exemplo, e o poder de compra permita – por ter um preço mais elevado –, um Pixel será uma boa pedida, mas ainda assim não totalmente necessário, já que o que se pode verificar é que mesmo usuários extremos têm se beneficiado do que um Chromebook com 4GB oferece.

E para as suas necessidades, o que é melhor?

Fonte: Android Central

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.