Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crise da COVID-19 aumenta a procura por programadores de COBOL

Por| 13 de Abril de 2020 às 18h00

Link copiado!

Sempre Update
Sempre Update
Tudo sobre IBM

A linguagem de programação COBOL foi criada em 1959 e é vista como obsoleta há décadas. Contudo, ainda há muitos sistemas baseados nessa codificação, como bancos, seguradoras e redes de varejo. Com a atual crise causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a demanda por especialistas nessa área, que já era alta, aumentou. Exemplo disso foi a convocação feita na semana passada pelo governador de Nova Jersey, nos Estados Unidos, em busca de experts para resolver problemas no software de seguro-desemprego do estado.

Muitos governos que processam dados usam o COBOL e como este é um momento em que há várias frentes de assistência aos cidadãos em curso, encontrar programadores experientes que possam lidar com as estruturas antigas e treinar uma nova geração de desenvolvedores virou prioridade. Uma nova iniciativa da IBM vem justamente para acelerar essa busca.

"No meio da pandemia global do COVID-19, nossos clientes estão enfrentando circunstâncias sem precedentes. Alguns estados precisam de habilidades adicionais de programação para fazer alterações no COBOL — uma linguagem amplamente divulgada e com cerca de 220 bilhões de linhas de código atualmente em uso ativo hoje”, diz um comunicado de imprensa da IBM.

Continua após a publicidade

Dois sites já vêm cadastrando programadores de COBOL

Um novo fórum online, copatrocinado pelo projeto colaborativo da Linux Foundation, o Open Mainframe Project, visa conectar programadores COBOL a pessoas que desejam contratá-los. Uma outra página vem "sendo monitorada ativamente por programadores experientes, fornecendo consultoria e conhecimento gratuitos durante a crise e permitirá que todos os níveis de desenvolvedores gerenciem problemas, aprendam novas técnicas e acelerem as soluções necessárias”.

A IBM também está trabalhando em um curso de treinamento gratuito. A empresa publicou conteúdo na plataforma de programação Github. Embora não tenha seja completo, a companhia diz que o material "será transformado em um curso de vídeo de autoatendimento com laboratórios práticos e tutoriais disponíveis via Coursera e outras plataformas de aprendizado no próximo mês".

Pode ser que o “exército” de experientes desenvolvedores em COBOL não seja alistado a tempo, mas, ao que parece, essa linguagem de programação, que parecia estar com os dias contados, não deve desaparecer tão cedo.

Continua após a publicidade

Fonte: ArsTechnica