Crie apresentações de slides mais dinâmicas e criativas com o Prezi

Por Pedro Cipoli

Quando pensamos montar uma apresentação a primeira ferramenta que nos vem à cabeça é o PowerPoint, além de alguns softwares que funcionam de forma semelhante a ele, como LibreOffice ou Google Presentation. Podem ser programas diferentes com recursos (e preços) diferentes, mas a grande verdade é que o resultado final é basicamente o mesmo: dezenas de slides que são responsáveis por fazer muitos universitários dormirem, sem necessariamente estarem com sono.

Tudo bem, podemos colocar uma figura aqui, um vídeo ali, caprichar no plano de fundo e colocar animações de transição, mas que levante a mão quem nunca ficou entediado uma vez ou outra. Isso acontece pois o Powerpoint e relacionados funcionam com um sistema linear (um slide após outro), que faz com que o próximo layout seja extremamente parecido com o anterior.

Para aqueles que procuram algo diferente, o Prezi pode ser uma boa alternativa, funcionando de uma forma bem interessante. Em primeiro lugar, só há um slide. Um enorme, mas ainda assim apenas um. A diferença entre eles e os programas de apresentação comuns é que as transições são feitas dentro desse único slide, o que faz com que o resultado final seja mais dinâmico, cheio de movimento.

Para mostrar como ele funciona, vamos fazer uma apresentação bastante simples exibindo os principais recursos do Prezi. Não é preciso baixar ou instalar nada, já que o app é online, funciona no próprio browser, bastando apenas ter acesso à internet e criar um cadastro.

Mão na massa: criando sua primeira apresentação

Após criar o seu perfil, clique em "+New Prezi" para começar.

Prezi 01

Na próxima etapa, é necessário escolher um template (modelo) para a sua apresentação, lembrando que em cada um deles é possível adicionar ou remover objetos conforme sua necessidade.

Prezi 02

Agora entra a parte criativa e chega hora de inserir os dados. É possível inserir textos, imagens, vídeos ou até mesmo apresentações do PowerPoint (para isso, basta fazer o upload e adicionar o sslides necessários).

Está vendo os números ao lado do objeto? Eles representam a ordem que a apresentação irá seguir, e o painel ao lado mostra os "slides" que serão utilizados.

Prezi 03

Ao clicar em "Edit Path" (editar caminho) você tem acesso aos controles de apresentação, área onde se pode adicionar ou excluir imagens. Ao terminar tudo, o que você verá será o slide gigantesco, ainda sem zoom. Então salve e clique em "Exit".

Prezi 04

E pronto! Agora é só escolher a forma como quer apresentar. De todas as opções, as mais utilizada são "Share", que disponibiliza um link para rodar em qualquer lugar, ou "Download", que, junto com a apresentação, baixa também a versão desktop do programa com o Adobe Air, caso este não esteja instalado. Ao utilizar a versão desktop gratuita, não é possível editar a apresentação – o recurso está disponível apenas na versão paga.

Prezi 05

Ao "passar" os slides criados pelo Prezi (setas para a direita e para a esquerda), você verá a diferença: slides mais dinâmicos, interessantes e cheios de movimento. Uma excelente alternativa para quem deseja exibir conteúdo sem cansar os espectadores!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.