Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criador do PDF e fundador da Adobe morre aos 81 anos nos Estados Unidos

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Abril de 2021 às 23h00

Link copiado!

Criador do PDF e fundador da Adobe morre aos 81 anos nos Estados Unidos
Criador do PDF e fundador da Adobe morre aos 81 anos nos Estados Unidos
Tudo sobre Adobe

O mundo da tecnologia perdeu um dos seus grandes nomes. Charles "Chuck" Geschke, fundador da Adobe e desenvolvedor do formato PDF, morreu aos 81 anos na última sexta-feira (16). O executivo morava em São Francisco, nos Estados Unidos, e passou seus últimos dias com familiares. Não foi divulgada a causa da morte e nem qualquer detalhe sobre o estado de saúde dele antes do falecimento.

Geschke atuou como chefe de operações na Adobe entre dezembro de 1986 e julho de 1994, além de ter sido o presidente entre 1989 e 2000, quando se aposentou. Desde então, ele seguia atuando no conselho de administração da empresa que fundou até abril de 2020, quando se tornou um membro emérito.

Continua após a publicidade

“Esta é uma grande perda para toda a comunidade Adobe e para a indústria de tecnologia, para quem ele tem sido um guia e herói por décadas”, escreveu o CEO da Adobe, Shantanu Narayen, em e-mail enviado aos funcionários da empresa.

“Como co-fundadores da Adobe, Chuck e John Warnock desenvolveram um software inovador que revolucionou a forma como as pessoas criam e se comunicam. Seu primeiro produto foi Adobe PostScript, uma tecnologia inovadora que forneceu uma maneira radicalmente nova de imprimir texto e imagens no papel e desencadeou a revolução da editoração eletrônica”, disse Narayen.

Geschke é conhecido por ser o “pai” do PDF, mas também participou da criação de outros softwares-chave da companhia, como o Acrobat, o Ilustrator, o Premiere e o Photoshop. Segundo a viúva, Nancy “Nan” Geschke, 78 anos, o empresário tinha muito orgulho da empresa criada, mas que o seu principal foco sempre foi a família. “Ele sempre se considerou o homem mais sortudo do mundo”, disse ao jornal Mercury News no sábado (17).

Da Xerox para a Adobe

Continua após a publicidade

Depois de obter um doutorado na Carnegie Mellon University, Geschke começou a trabalhar no centro de pesquisas da Xerox, em Palo Alto, onde conheceu John Warnock, seu futuro parceiro de negócios. A dupla deixou a empresa em 1982 para fundar a Adobe, onde começaram a programar juntos aqueles que seriam os softwares responsáveis por criar uma das maiores empresas do mundo.

Em 2008, o presidente Barack Obama concedeu a Geschke e Warnock a Medalha Nacional de Tecnologia. Dois anos depois, foi agraciado com o prêmio Marconi, concedido pela fundação de mesmo nome a pessoas que contribuíram para o avanço das comunicações.

A Adobe é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. É a líder no segmento de softwares de edição, com foco em imagens e vídeos, principalmente. Também é reconhecida por estar na vanguarda de tecnologias que impactaram toda a internet, como o PDF, o Shockwave e o Flash.

Continua após a publicidade

O empresário sobreviveu a um sequestro em 1992, quando foi encurralado por dois homens e ficou sobre a mira de uma arma durante quatro dias. Após o pagamento de um resgate de US$ 650 mil dólares, a polícia acabou rastreando os sequestradores e localizando o esconderijo onde era mantido prisioneiro.

Fonte: NBC News, Adobe