Publicidade

Conheça o Popcorn Time, aplicativo que faz streaming a partir de torrents

Por| 10 de Março de 2014 às 09h40

Link copiado!

Conheça o Popcorn Time, aplicativo que faz streaming a partir de torrents
Conheça o Popcorn Time, aplicativo que faz streaming a partir de torrents

Um rival de peso para o Netflix, mas que esbarra na barreira da ilegalidade, entrou em fase de testes Beta no início deste mês de março. Trata-se do Popcorn Time, aplicativo que promete reduzir o tempo de espera para assistir a filmes baixados pela internet por meio do streaming a partir de torrents de fontes confiáveis.

O software pode ser baixado gratuitamente por meio do site oficial e possui interface em português, mas está disponível apenas para computadores com o Windows 7 em diante. Além disso, existem versões para Mac OS X e Linux, mas nenhuma previsão de lançamento de versões mobile para iOS ou Android, por exemplo.

Falando em opções em português, legendas também estão disponíveis para a maioria dos lançamentos graças à integração do serviço com outros que disponibilizam esse tipo de arquivo. Basta escolher o filme e, uma vez que o streaming começar, selecionar o idioma desejado para a tradução.

Continua após a publicidade

Logo ao abrir o aplicativo, o usuário já se depara com a disponibilidade de filmes que ainda estão passando no cinema por aqui. É o caso de, por exemplo, indicados ao Oscar 2014 como “Trapaça”, “Gravidade” e o vencedor do prêmio de melhor filme “12 Anos de Escravidão”. No lado esquerdo encontram-se as categorias, que revelam um sem número de opções de títulos. Quem quer assistir um filme específico pode fazer uma pesquisa utilizando a caixa de buscas.

Informações como tempo de duração, pôster e sinopse são exibidas quando o usuário seleciona um filme e basta clicar em “Assistir Agora” para começar a exibição. Pela mesma tela, também é possível conhecer as opções de legendas disponíveis e a qualidade do longa, com o Popcorn Time sempre dando preferência à alta resolução.

Devido ao sistema um pouco diferente e à disponibilidade nada imediata dos arquivos, o tempo de espera para início do streaming é bem maior em comparação com outros serviços do tipo, como o Netflix e o Crackle. Mesmo com tal facilidade, pelo menos parte do arquivo precisa ser baixada para o computador do usuário antes do início da exibição, algo que pode constituir um pequeno problema para os mais apressadinhos.

Continua após a publicidade

Durante os testes do Canaltech, realizados em um computador com Windows 7 e conexão de 10 mb/s, a exibição não pôde ser assistida de forma fluida em “Thor: O Mundo Sombrio”, mas funcionou sem problemas em “Rush: No Limite da Emoção”. Uma boa dica é deixar o filme carregando por alguns minutos mesmo antes de iniciar a exibição.

O software, porém, apresentou pequenos travamentos e, por duas vezes, teve de ser encerrado pelo Gerenciador de Tarefas após parar de responder. Como se trata de uma versão Beta, problemas como esses são esperados e a própria equipe de desenvolvimento do Popcorn Time espera resolvê-los para o lançamento da versão final nos próximos meses.

O grande problema, que não pode ser necessariamente resolvido pela equipe do Popcorn Time, é a questão legal. No site oficial, a equipe de desenvolvimento evita falar sobre o assunto, pedindo que os próprios usuários pesquisem sobre a legislação de cada país quanto ao uso de torrents. Resta saber como os estúdios de Hollywood vão reagir à novidade, mas já dá para esperar uma resposta nada positiva.