Como redimensionar uma partição no Windows 7

Por Ultradownloads

Criou uma partição de sistema muito pequena e precisa de mais espaço? Em vez de formatar o PC e ter um trabalhão instalando antivírus, navegadores e todos os programas que utiliza de novo, o Windows 7 possui um recurso bastante útil para esses casos chamado "Gerenciamento de discos". O Canaltech explica como utilizá-lo em poucos passos. Confira!

Clique no Menu Iniciar do Windows 7 e em seguida clique com o botão direito do mouse em Gerenciar, como mostrado na imagem abaixo. Para realizar essa operação é necessário ter privilégios de administrador.

Gerenciar no Menu Iniciar do Windows 7

A janela que se abrirá dá acesso a algumas ferramentas avançadas do sistema, como Agendador de Tarefas, Pastas Compartilhadas e Gerenciador de Dispositivos bem como o Gerenciamento de Disco. Ao clicar neste item no menu Repositório a operação pode demorar um pouco, dependendo de quantos discos rígidos estão instalados no computador, quantas partições eles possuem e qual o tamanho do disco principal.

Gerenciamento do computador

No computador utilizado neste exemplo temos somente um disco de 500 GB e três partições: C:, D: e Reservado pelo Sistema. A primeira delas é a padrão, onde todos os programas são instalados e dados de usuário são armazenados com um tamanho total de 100 GB. A segunda é uma partição de dados com 400 GB criada para, caso o computador seja formatado, nenhum dado se perca, enquanto a terceira é automaticamente criada pelo Windows na instalação para executar os serviços de boot com apenas 100 MB.

Partições do PC

Vamos agora expandir a partição C: diminuindo o tamanho da D:. Clique na partição que quer diminuir com o botão direito do mouse e selecione a opção "Diminuir Volume...". O Windows fará uma análise para ver quanto é capaz de diminuir. Clique em "OK" e aguarde a operação terminar.

Diminuindo D:

Agora o espaço disponível deve ser acrescentado em C:. Clique em C: com o botão direito e selecione "Estender volume...", dando OK no final e aguardando a operação terminar.

Estender volume

E pronto! Uma dica importante a ser seguida é desfragmentar ambos os discos antes de realizar essas operações para aumentar a quantidade de espaço que pode ser liberado, dando preferência para mover os dados para o final do disco que pretende diminuir para juntar as duas partições.

Conseguiu seguir todos os passos? Comente!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.