Cientistas chineses desafiam sistema do Google que venceu campeão mundial de Go

Por Redação | 31 de Março de 2016 às 16h20

Cientistas do China Computer Go planejam desafiar o AlphaGo, programa de inteligência artificial desenvolvido pela divisão DeepMind do Google e que conseguiu vencer o campeão mundial Lee Sedol em um dos jogos mais difíceis do mundo.

De acordo com a informação revelada durante um evento da Chinese Go Association e da Chinese Association for Artificial Intelligence, a intenção da equipe de cientistas chineses é realizar o desafio até o final do ano, desenvolvendo um robô capaz de fazer frente ao AlphaGo da companhia de Mountain View.

O tipo de desafio que será realizado não foi revelado e ainda há a possibilidade do Google não aceitar participar do duelo. Porém, competições como essa são importantes para o desenvolvimento da inteligência artificial e da computação cognitiva de sistemas e robôs. Até o ano passado, quando o AlphaGo conseguiu o feito de vencer Lee em uma disputa de Go, os profissionais ligados à IA consideravam indispensável que um programa conseguisse vencer um humano profissional no jogo.

Nesta quinta-feira (31), o CEO do Google, Sundar Pichai, visitou uma das principais escolas de treinamento de Go na China, revelando também o interesse da empresa em aprimorar sua tecnologia de inteligência artificial.

Empresas chinesas como o Baidu também têm procurado desenvolver tecnologias de IA, que se tornam cada vez mais importantes para trabalharem em conjunto com outros produtos e serviços. Em 2014, a companhia chinesa contratou o ex-engenheiro do Google, Andrew Ng, para comandar os esforços no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.

Fonte: Reuters

Fonte: http://www.reuters.com/article/us-science-intelligence-go-idUSKCN0WX0NN?feedType=RSS&feedName=technologyNews

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.