Publicidade

Chromebooks poderão rodar programas do Windows em breve, diz Google

Por| 04 de Agosto de 2020 às 11h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Os Chromebooks são opções viáveis e versáteis para quem precisa de um computador para atividades mais básicas e corriqueiras. A diferença, porém, é que não é possível contar com as benesses de um sistema operacional mais parrudo, como o Windows 10. Mas, ao que tudo indica, parte desse problema deve ser solucionada e esses aparelhos poderão, ao menos, rodar alguns programas populares no sistema operacional da Microsoft.

Segundo o The Verge, o Google já pensa em autorizar que aplicativos do Windows também rodem o ChromeOS. Essa informação veio diretamente do gerente de produtos do Google para o ChromeOS, Cyrus Mistry, que revelou uma parceria com a Parallels, empresa especializada em virtualização.

Em entrevista ao portal, ele revelou que, quando o recurso chegar, os usuários poderão executar aplicativos do Windows no ChromeOS simultaneamente, mas apenas nos Chromebooks mais modernos. Embora você não possa substituir toda a área de trabalho do Windows, o sistema conseguirá executar os aplicativos virtualmente.

Continua após a publicidade

O que é o Parallels?

O Parallels é uma plataforma de virtualização que faz exatamente o que está sendo proposto para o ChromeOS, só que no macOS e Linux. Além de possibilitar o uso de aplicativos do Windows, esse recurso também redirecionará os arquivos suportados dentro do ChromeOS diretamente para a área de trabalho do Parallels, o que, segundo Mistry, fará com que os usuários não precisem ficar o tempo todo na área de trabalho do Windows.

“Trabalhamos com a Parallels porque eles fizeram isso antes. Eles entendem o conceito de executar um sistema operacional totalmente separado em outro. Eles fizeram isso no macOS e no Linux. Também temos experiência em fazer isso, por causa do Android, então já sabíamos o que tínhamos que fazer do nosso lado, mas queríamos alguém que soubesse como fazê-lo com o Windows", disse Mistry em entrevista ao The Verge.

A data de lançamento do Parallels Desktop para o Chromebook deve ser revelada em breve. Já há, inclusive, uma página oficial para quem deseja ser um dos primeiros a testar a nova plataforma.

Continua após a publicidade

Fonte: TechRadar, The Verge