Publicidade

Chrome vai permitir que você navegue enquanto assiste a vídeos no YouTube

Por| 11 de Fevereiro de 2020 às 15h46

Link copiado!

Chrome vai permitir que você navegue enquanto assiste a vídeos no YouTube
Chrome vai permitir que você navegue enquanto assiste a vídeos no YouTube
Tudo sobre Google

O Google está trabalhando em uma função para o Chrome que vai permitir ao usuário assistir a vídeos no YouTube, ou outras plataformas compatíveis, enquanto acessa outras páginas. O suporte ao modo PiP nos serviços de mídia apareceu na versão Canary do navegador, que recebe novidades antes do público em geral como forma de testar os recursos antes de uma disponibilização plena.

Mais especificamente, o modo funciona a partir de um novo botão que está sendo adicionado aos controles globais de mídia, aquela opção no topo do navegador que aparece sempre que um vídeo ou som está sendo executado em outra aba. Agora, além das opções de pausa, play ou avançar, um botão Picture in Picture será adicionando, jogando o clipe em questão para o canto da tela enquanto o usuário realiza outras tarefas.

De certa forma, é uma evolução do que já acontece hoje no próprio YouTube, onde esse recurso é chamado de miniplayer. Com um único botão, o usuário pode jogar o vídeo para o canto e continuar navegando no site sem problemas, pesquisando outros conteúdos ou assinando canais — a janela, entretanto, não persiste na mudança de aba, algo que, agora, o novo recurso permite.

Além do Chromium em sua versão Canary, o recurso também pode ser ativado de forma preliminar na mais recente versão de testes do navegador Edge, da Microsoft, que compartilha a mesma base de código aberto. Em ambos os casos, ela parece funcionar bem, o que indica que não deve demorar muito para que a novidade chegue também a todos os usuários, em uma atualização que ainda não tem data oficial para ser liberada.

Continua após a publicidade

Caso você esteja usando uma das edições indicadas e deseje ativar o recurso antes da hora, basta acessar o menu chrome://flags pela barra de endereços do navegador e procurar pela opção global media controls Picture-in-Picture. Caso ela esteja disponível, basta usar o menu para escolher a opção Enable e reiniciar o navegador para que a mudança seja aplicada e um novo botão comece a aparecer entre os controles de mídia.

Fonte: TechRadar