Publicidade

Atualização do Chromium vai consumir menos bateria em notebooks

Por| 20 de Agosto de 2019 às 13h15

Link copiado!

Atualização do Chromium vai consumir menos bateria em notebooks
Atualização do Chromium vai consumir menos bateria em notebooks
Tudo sobre Microsoft

Um desenvolvimento que está sendo feito pela Microsoft, de olho na nova versão de seu navegador Edge, deve acabar melhorando a experiência também de quem usa o Google Chrome. A dona do Windows está trabalhando ao lado dos responsáveis pelo Chromium,a plataforma de código aberto que é a base dos dois softwares, em uma atualização que reduzirá o consumo de bateria dos notebooks que estiverem rodando o navegador.

A ideia está em andamento há cerca de um mês, conforme citado nos registros públicos relacionados ao desenvolvimento do Chromium, e pode acabar otimizando também a utilização de memória RAM, outro problema notório do browser. A novidade ainda não tem data para chegar, mas é focada no Windows e está sendo feita diretamente no código-fonte do navegador de código aberto, em vez de na conversão dele para o Edge.

Isso está sendo obtido por meio de uma manipulação diferente do cache de mídia do navegador, evitando a utilização desse recurso sempre que possível. O funcionamento atual mantém o disco em execução o tempo todo, na medida em que conteúdo é adicionado a ele, consumindo mais bateria e prejudicando a eficácia do modo de economia de energia, além de tornar o sistema operacional, como um todo, um pouco mais lento.

Nos testes preliminares da atualização, a Microsoft descobriu que a mudança no funcionamento do cache não apenas otimizou o uso da bateria, como também melhorou a performance da experiência com vídeos, com o carregamento se tornando mais rápido. Isso é real, principalmente, quando o usuário usa os recursos de avançar ou retroceder alguns segundos, que se aproveita dos dados que ficam armazenados na memória.

Continua após a publicidade

A melhoria, inclusive, aparece em números. A atualização seria capaz, de acordo com os testes mais recentes, de reduzir o consumo de energia em 62 mW devido a uma baixa de 309 KB por segundo na atividade do disco. O experimento foi feito com um notebook desconectado da tomada, reproduzindo um vídeo em resolução 1080p, situação considerada como ideal pela Microsoft. Nos números práticos, pode parecer pouco, mas no acúmulo, o resultado final foi consideravelmente positivo.

Como se trata de um projeto em andamento e que conta com o apoio da comunidade, não dá para saber quando exatamente a novidade chegará ao público. O trabalho, inclusive, ainda deve continuar, com a Microsoft testando a atualização em diferentes situações, como redes de baixa qualidade ou baterias com problemas em segurar a carga completa.

Fonte: Windows Latest