Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App da Microsoft promete transcrever conversas em 37 idiomas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Março de 2021 às 16h40

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Um novo aplicativo experimental da Microsoft pode facilitar a vida de quem precisa registrar integralmente o conteúdo de reuniões, conversas ou encontros em grupo. O Group Transcribe, disponível gratuitamente para iOS, promete ser capaz de transcrever completamente as conversas e reconhecer até 37 idiomas, entregando uma reprodução que acontecem em tempo real.

Gratuito, o software utiliza inteligência artificial e sistemas de reconhecimento para gerar uma transcrição fiel do que está sendo dito. A ideia é que cada participante baixe o app e mantenha a uma distância de pelo menos 30 centímetros do microfone; todos são conectados em uma mesma reunião por meio de um código e, a partir daí, começa o trabalho, com o aplicativo reconhecendo cada membro e unificando as transcrições de todos eles.

Além de apenas reproduzir o que está sendo dito no idioma original, o Group Transcribe também conta com um recurso que permite traduzir o conteúdo em tempo real. Novamente, entram em uso as soluções de inteligência artificial da Microsoft, com a ideia de facilitar a conversa entre falantes de diferentes idiomas, com os resultados sendo salvos ou compartilhados com outros apps de produtividade.

Continua após a publicidade

O português brasileiro está entre as línguas que funcionam na aplicação, que é focada em reuniões presenciais. Ela depende da qualidade e da proximidade das vozes, mas a Microsoft afirma que encontros online também podem funcionar da mesma maneira, ainda que não com fidelidade semelhante. Ainda assim, a ideia de tornar tudo mais acessível permanece.

Segundo a Microsoft, o aplicativo está disponível em 80 países, mas ainda não tem data para chegar ao sistema operacional Android. O projeto faz parte de uma iniciativa chamada Garage, na qual a Microsoft explora ideias inovadoras e diferentes. De lá, por exemplo, também vieram o Trove, que permite aos usuários treinarem inteligências artificiais usando suas próprias fotos, ou o Journal, que simula a experiência de escrita a mão nos dispositivos móveis.

Fonte: Microsoft, Apple App Store