Agência supersecreta do Canadá lança solução anti-malware para o público geral

Por Redação | 20 de Outubro de 2017 às 14h54

A Communications Security Establishment (CSE), uma agência espiã "supersecreta" do Canadá, acaba de lançar para o público geral uma solução anti-malware para lá de poderosa, usada pelos agentes da própria CSE.

A CSE quase não costuma revelar nada sobre suas atividades, tanto ofensivas quanto defensivas, e muito do que se sabe a seu respeito vem de documentos vazados obtidos pelos Estados Unidos. No entanto, a agência espiã decidiu vir a público para explicar à população um pouco mais sobre o que ela faz, especificamente no que diz respeito ao combate de malwares. O programa chamado Assemblyline é usado para proteger a infraestrutura do governo canadense, e é justamente uma versão dele que está sendo liberada, de graça, para o público.

Segundo Scott Jones, líder de tecnologia da CSE, o programa "é uma ferramenta que ajuda nossos analistas a saberem o que procurar, porque é esmagador o número de pessoas que nós temos que proteger". Essa é a primeira vez que a agência disponibiliza algum de seus softwares para download público, e o Assemblyline funciona assim: os arquivos passam por ele, e aplicações auxiliares automaticamente penteiam um por um em busca de indícios maliciosos. Então, os arquivos recebem uma pontuação, que permite que os analistas classifiquem ameaças de acordo com seus critérios.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Segundo a agência, a liberação do programa para o público trará benefícios que superam os riscos, já que os cibercriminosos podem estudar o funcionamento do programa e criar formas de seus malwares burlarem esse sistema. Ainda assim, a CSE acredita que "podemos usar isso para estarmos à frente de ameaças que estão por vir".

Fonte: CBC News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.