Adobe lança novas ferramentas para criação de conteúdo visual

Por Redação | 19.05.2016 às 11:40

Facilitar a vida dos usuários na hora de criar conteúdo visual, e permitir que isso seja feito diretamente do navegador ou do celular, é o objetivo do Spark, a nova suíte de aplicações lançada nesta quinta-feira (19) pela Adobe. A ideia do conjunto de software é simplificar a criação de sites, vídeos, clipes de áudio, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo personalizado, seja para uso profissional ou, simplesmente, para o compartilhamento em redes sociais.

Com o lançamento, a empresa reorganiza soluções que já estavam disponíveis e cria novas. O Adobe Post, por exemplo, se transforma em Spark Post, enquanto o Slate vira Spark Page e o Voice passa a atender pelo nome de Spark Video. Enquanto isso, uma série de novas funcionalidades e características são adicionadas a todos, de forma a garantir uma experiência mais interessante e completa para os usuários.

A ambição, aqui, é alta. Com o conjunto de ferramentas, a Adobe promete permitir que seus usuários criem gráficos com qualidade profissional em poucos minutos, e sem a necessidade de contratar designers ou aprender a lidar com as funcionalidades complicadas de apps como o Photoshop e o InDesign. Características desses softwares, entretanto, são parte integrante do Spark, mas aparecem de forma mais simplificada e acessível.

Para quem já usava as ferramentas que sofreram mudança de marca, as novidades devem ser poucas, e aparecem mais em termos de novidades do que alterações concretas. A grande diferença, aqui, é que, agora, os usuários podem realizar os trabalhos a partir de qualquer computador, esteja ele rodando Windows, Mac OS X ou Chrome OS, além de tablets e smartphones – por enquanto, apenas no iOS. A Adobe já falou sobre uma versão Android, mas não disse quando ela deve chegar.

Isso tudo, claro, inclui funções básicas de sistemas conectados, como sincronização de trabalhos a partir da nuvem, permitindo que você comece a criar algo no computador e continue da rua, a partir de seu celular. Os conteúdos produzidos nas versões anteriores dos aplicativos, entretanto, não serão transportados e precisarão ser finalizados nas próprias plataformas.

Tudo, claro, de forma gratuita. A suíte de ferramentas está disponível no site oficial e já pode ser utilizada por todos. O download do aplicativo do Spark para iOS também pode ser feito a partir da página.

Fontes: Adobe Spark, Techcrunch