Adobe cria tecnologia que copia filtros a partir de imagens

Por Redação | 30.03.2017 às 13:37

Pesquisadores da Adobe e da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema capaz de transferir filtros e estilos de uma imagem para outra. As edições são feitas na base da comparação, bastando submeter a imagem a ser editada e aquela que possui os efeitos desejados para que a edição aconteça automaticamente.

O funcionamento pode ser comparado com o de aplicativos como o Prisma, que apresenta filtros pré-prontos baseados, por exemplo, no estilo de determinados pintores ou fases do dia. A diferença é que aqui os estilos não são preparados previamente, e sim aplicados a partir de imagens submetidas pelo usuário, com os ajustes e melhorias necessários sendo aplicados automaticamente pelo sistema.

Tais incrementos vão muito além de ajustes de saturação ou contraste, por exemplo. Ao detectar que o usuário está tentando transformar uma imagem diurna em noturna, por exemplo, o sistema é capaz de adicionar ou remover reflexos ou luzes em janelas, além de alterar a aparência do céu e outros elementos para obter um resultado o mais realista possível.

Ajustes adicionais podem ser feitos pelo próprio usuário, que pode retrabalhar a imagem como quiser a partir das mudanças feitas pelo sistema. Tais modificações também são reconhecidas pela plataforma para obter imagens cada vez mais ao gosto do freguês, de forma que a necessidade de edições posteriores seja cada vez menor.

A funcionalidade utiliza sistemas de deep learning para entender as nuances de iluminação e o balanço de cores de cada uma das imagens. A tecnologia ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de utilização comercial, mas deve dar as caras no futuro em aplicativos da Adobe como o Lightroom ou o Photoshop.

Fonte: Adobe