Windows 8 é 33% mais rápido que Windows 7 durante boot

Por Redação | 16 de Agosto de 2012 às 16h38

Além do desempenho geral do Windows 8, que melhorou bastante, o boot do novo sistema operacional ficou 33% mais rápido que o do Windows 7. O que acontece é que, durante a inicialização do sistema, o kernel é copiado para a RAM. Ao desligar o computador, o kernel com todos os drivers já carregados é transferido para ao HD, reduzindo consideravelmente o tempo do próximo boot.

De acordo com os testes de performance realizados pelo TechSpot, o Windows 8 foi mais rápido no boot que seu antecessor. Enquanto o novo sistema levou 18 segundos para inicializar, o Windows 7 demorou 27 segundos. Isso resulta em uma vantagem para o novo Windows, que ficou 33% mais rápido. O tempo de desligamento do sistema caiu de 12 para 8 segundos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além do boot ter ficado mais rápido, os resultados dos testes mostram que os navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox estão renderizando páginas de maneira mais rápida.

O Windows 8 também se apresentou mais rápido durante o manuseio de arquivos (copiar, colar, recortar, mover) no Windows Explorer e ao sair da hibernação: o sistema levou 10 segundos para "acordar", contra 13 do Windows 7.

Apesar de aparentar ser mais rápido que o seu antecessor, o Windows 8 só não ganhou no quesito games. Nos testes de taxa de quadros, tanto o Battlefield 3 como o Hard Reset tiveram suas taxas levemente diminuídas. Mas isso não é motivo para ser levado à risca, já que os fabricantes de GPUs estão trabalhando em novos drivers para o novo sistema, o que certamente trará melhorias para os gamers.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.