Veja como enviar capturas de tela automaticamente para o Dropbox

Por Cadu Silva

Você já deve saber que é possível fazer backup das suas fotos armazenadas no smartphone automaticamente para o serviço de armazenamento na nuvem Dropbox, certo? Mas será que você sabe que também é possível enviar as capturas de tela que você fizer no desktop?

O recurso não é novidade, mas pode vir a ser bastante útil. Para capturar a tela inteira, basta pressionar a tecla Print Screen e para capturar a janela ativa, use a combinação Alt + Print Screen. Assim que a imagem for capturada, será enviada para o Dropbox.

Usando Ctrl + Print Screen, você além de capturar a tela inteira, ainda copia o link do Dropbox para a área de transferência. Usando Ctrl + Alt + Print Screen, o link para a imagem da janela ativa é copiado para a área de transferência.

Mas para que isso funcione, primeiro é preciso baixar o aplicativo do Dropbox para seu computador, instalá-lo e então configurá-lo. Para configurar o recurso no Windows, clique no ícone do Dropbox próximo ao relógio.

Depois clique no ícone de engrenagem e clique em "Preferências". Na janela que abrir, vá até a guia "Importar" e marque a opção "Compartilhe capturas de tela usando o Dropbox". Agora clique em Aplicar e depois em OK.

Enviar capturas para o Dropbox

No primeiro uso do recurso, o Dropbox vai pedir uma confirmação. Todas as capturas realizadas a partir de então serão salvas na pasta Capturas de Tela, acessível pela web e pelos aplicativos do serviço em diversas plataformas.

Pronto! A partir desse momento, você poderá capturar, enviar e compartilhar facilmente imagens da sua área de trabalho ou determinada janela. Todos que clicarem no link poderão ver a imagem capturada e baixá-la.