UFRGS e Microsoft: parcerias para projetos de pesquisa

Publieditorial | 24 de Outubro de 2014 às 14h58

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. O campus principal, na capital do estado, Porto Alegre, oferece cursos em todas as áreas de conhecimento.

O Instituto de Informática, que completa 25 anos em 2014, figura na lista dos melhores do Brasil em vários rankings nas áreas de ciência e engenharia de computação. Em 2013, recebeu as melhores notas da CAPES, do Ministério da Educação e de veículos de comunicação – como por exemplo a Folha de S.Paulo, que elegeu a instituição como a melhor do país no ano passado.

Essa qualidade é também reconhecida por grandes empresas do setor – como a Microsoft, que apoia a Universidade com vários projetos. Um deles é o BRAMS, uma versão brasileira e open source do RAMS, que é um dos principais softwares do mundo capazes de realizar a previsão do tempo. Para analisar o clima com assertividade, é preciso conhecer muitas variáveis do presente e também a maneira como elas se relacionam. Isso demanda um poder computacional gigante, que apenas supercomputadores conseguem entregar. E, graças ao apoio da Microsoft, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem em mãos os recursos necessários para desenvolver suas pesquisas baseadas no clima com bastante agilidade e assertividade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.