Texas Instruments anuncia chip concorrente ao processador do Novo iPad

Por Ultra Downloads | 05.06.2012 às 15:05

A Texas Instruments divulgou uma nota dizendo que a próxima geração de seus SoCs OMAP5, ainda sem data de lançamento definida, está mostrando resultados bastante promissores. Baseado nas especificações do Cortex-A15 da ARM, o modelo TI OMAP 5430 é construído em uma litrografia de 28 nm com dois núcleos de processamento e traz a GPU dual-core SGX544MP2.

Chip OMAP 5

Em testes de desempenho preliminares realizados com o programa GLBenchmark 2.5, o OMAP 5 alcançou 45 frames por segundo contra 43 do A5X que equipa o Novo iPad. Como só foi realizado um teste, ainda fica a dúvida se a GPU dual-core do TI OMAP 5 é capaz de fazer frente à GPU quad-core do novo iPad, pois apenas um teste não é capaz de oferecer resultados definitivos.

A5X que equipa o Novo iPad

Por um lado temos um menor número de núcleos com uma frequência de operação maior e uma arquitetura mais avançada contra o poder bruto de processamento de um chip quad-core, que é construído com uma técnica de produção um pouco mais antiga. Quando for lançado, teremos a oportunidade de realizar testes mais definitivos.