Supercomputador da IBM bate novo recorde de velocidade

Por Ultra Downloads | 19.06.2012 às 16:15

O IBM Sequoia, supercomputador da empresa norte-americana, acaba de bater mais um recorde. De acordo com a BBC, o novo sistema instalado bateu a performance do K Computer, feito pela japonesa Fujitsu, em quase 50%. Há dois anos, um supercomputador americano não ocupava o primeiro lugar do pódio no mundo dos supercomputadores.

De acordo com o Huffington Post, em uma hora, a máquina é capaz de calcular o mesmo que 6,7 bilhões de pessoas durante 320 anos, se utilizassem uma calculadora comum. Ela tem um poder de processamento de 100 petaflops. Só para se ter uma ideia, para se chegar à velocidade de 1 petaflop, são necessários 4808 processadores Intel Xeon Dual Core, utilizados atualmente em servidores.

O Sequoia possui 1,6 milhão de núcleos com 1,6 Petabytes de RAM (1 GB por core), e está instalado em 96 racks em um datacenter nos EUA. Atualmente, a supermáquina é utilizada pelo Departamento de Energia do Laboratório Lawrence Livermore, na Califórnia, EUA. Ela simula o que pode acontecer com o envelhecimento das armas nucleares em poder dos diferentes governos ao redor do mundo.