Square Cash: agora é possível enviar dinheiro até por e-mail

Por Redação | 16 de Outubro de 2013 às 14h14

O Square Cash é um novo serviço de pagamento "Peer-to-peer" (P2P) que permite realizar transações apenas por e-mail, de maneira bem fácil e rápida. Antes acessível apenas por convite, ele agora passou a ser aberto e disponível para qualquer usuário que queira testá-lo (ou quase isso).

Infelizmente, o serviço só está disponível por enquanto para usuários dos Estados Unidos, mesmo que outros produtos da Square tenham chegado também ao Canadá e Japão. Mas se algum dia ele chegar ao Brasil, saiba que ele pode mudar muito a maneira como realizamos transações.

O Square Cash permite realizar transferências gratuitamente. O serviço foi lançado em maio deste ano, mas antes, fechado apenas para quem tinha convites, eram cobrados 50 centavos de dólar para cada transação. Agora, com o serviço aberto, nenhuma taxa é cobrada.

Como funciona

Tudo parece fácil até demais. Não é preciso realizar nenhum cadastro nem dar informações sobre sua conta bancária. Os usuários podem transferir dinheiro para outra pessoa diretamente, apenas enviando um e-mail endereçado a quem irá receber o montante e copiando no campo "CC" o endereço cash@square.com. No assunto do e-mail, basta inserir a quantidade de dinheiro que você quer transferir e incluir uma mensagem qualquer no corpo do e-mail para a pessoa que irá recebê-lo.

Square Cash

Assim que o e-mail é enviado, a pessoa que o enviou recebe um e-mail para colocar os dados do seu cartão de débito. A pessoa que vai receber o pagamento também só terá o dinheiro depois que enviar os dados do seu cartão de débito. Feito isso uma vez, as próximas transações são feitas automaticamente.

É o tipo de serviço especialmente útil em pequenas transações, como quando você for dividir a conta com amigos no bar, ou enviar de presente para alguém no aniversário. Você só precisa do e-mail deles para pagar, se não estiver com dinheiro na hora. Há apenas a restrição do valor de US$ 250 por semana. Se você quiser usar um limite maior, de US$ 2.500, terá que fornecer mais alguns dados ao Square Cash, mas tudo continua gratuito.

App para Android e iOS

O Square Cash funciona através de qualquer cliente de e-mail, incluindo Gmail, Yahoo, Apple Mail, Outlook, etc., e em qualquer plataforma. Mas se você não é muito chegado em e-mails, há também aplicativos para Android e iOS.

O que esses apps fazem é basicamente exibir um teclado onde você insere o valor da transação, e o próprio app compõe uma mensagem padrão para você enviar. Nada de muito especial nos apps, mas sim no serviço.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.