Próximo do fim, Windows XP ainda está em 27% dos computadores

Por Redação | 01 de Abril de 2014 às 18h41
photo_camera Divulgação

Por mais que a Microsoft incentive o upgrade e realize promoções e campanhas para fomentar o uso do Windows 8, são os antecessores do sistema operacional que ainda dominam o mercado. Tudo estaria bem não fosse a ideia de que 27,69% dos computadores ao redor do mundo ainda utilizam o Windows XP, uma plataforma com mais de uma década de existência e que se encontra atualmente nos últimos dias de seu suporte oficial.

De acordo com os dados da Net Application, que libera estatísticas do tipo de acordo com dados de navegação em 40 mil sites analisados, o sistema operacional ancião apresentou queda de apenas 1,84% durante o mês de março. E, para tristeza da Microsoft, essa parcela de público acabou optando pelo Windows 7 e não pela versão mais recente da plataforma.

No período, o Windows 7 continuou como soberano, arrebanhando 48,77% do market share e ganhando 1,46% do mercado. Apesar de seu sucessor obter números de crescimento maiores – explicados pelo fluxo de compra de novos computadores ou notebooks – ele ainda está longe de ameaçar esse domínio no mercado.

Sistemas operacionais março

Na união de todas as suas versões, o Windows 8 obteve um aumento de 0,62% em seu total de usuários, com 0,03% para a edição 8 e 0,59 obtidos com o 8.1. Na divisão universal, os dois estão praticamente empatados, com 6,415 e 4,89% do total de utilizadores, respectivamente. No total, o sistema operacional mais recente da Microsoft possui mais de 11% do mercado.

Na visão geral, o Mac OS X foi o único sistema operacional a apresentar queda durante o mês de março de 2014. O software da Apple teve redução de 0,11%, uma fatia de mercado que acabou sendo registrada como ganho pela Microsoft. Já o Linux apresentou pouco crescimento, de apenas 0,01%.

A Microsoft continua sendo a campeã do mercado de sistemas operacionais, com todas as versões do Windows constituindo uma fatia de 90,94% dos usuários totais. Em segundo lugar está a Apple, com 7,57%, seguida pelas distribuições Linux, com 1,94%. Todos os dados foram publicados pelo site The Next Web.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.