Programação: C continua sendo a linguagem mais usada pelos desenvolvedores

Por Redação | 18 de Novembro de 2013 às 16h30

A linguagem C ampliou a sua vantagem sobre o Java, de acordo com o índice da Tiobe Programming Community deste mês, que mede a popularidade das linguagens. Além disso, a linguagem Groovy desceu no ranking devido a um bug encontrado que já foi corrigido.

Mais uma vez classificada na primeira posição, a linguagem C alcançou 18,5% do índice Tiobe, enquanto o Java ficou na segunda posição, com 16,5%. No mês passado, a C tinha 17,2% e o Java 16,1%.

O Groovy, que ocupava a 18ª posição do ranking no mês passado, desceu para a 32ª posição devido a descoberta de que “os dados produzidos por um site chinês que rastreia o uso foram interpretados erroneamente pelos nossos algoritmos. Portanto, este foi um erro”, disse Paul Janssen, diretor da Tiobe. O Groovy caiu de 0,66% do mês passado para 0,4% esse mês.

Além disso, o índice Tiobe mostrou um aumento de popularidade para as linguagens da Microsoft: C#, Transact-SQL e Visual Basic Net. Janssen atribui o fato à crescente popularidade do Windows Phone, principalmente na Europa e nos mercados emergentes.

Outra linguagem que cresceu no ranking foi o JavaScript. Na opinião de Janssen, “o JavaScript deveria ter se saído muito melhor porque todo tipo de desenvolvimento Web precisa usá-lo hoje em dia”. O JavaScript alcançou 2,05% do ranking.

Outro índice, o PyPL (Popularity of Programming Language), aponta que uma das linguagens que mais cresceu no último mês foi a Objective-C, usado para o desenvolvimento de aplicativos iOS. “O lançamento do iOS 7, em setembro, criou um imenso interesse em Objective-C e tutoriais de iOS”, relata o índice.

O PyPL mede a popularidade de uma linguagem examinando a quantidade de tutoriais que são buscados no Google; já o índice Tiobe baseia os seus rankings no número de engenheiros qualificados, cursos e vendedores third-party para cada linguagem.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.