Office 2016: veja todas as mudanças trazidas no Developer Preview da suíte

Por Redação | 27 de Março de 2015 às 11h26

O novo Office 2016 é esperado para o segundo semestre deste ano, no entanto a Microsoft já disponibilizou a versão Developer Preview da sua principal suíte de aplicativos. Esta versão traz alguns sinais do que deverá estar incluso na versão final para os consumidores.

A empresa de Redmond já anunciou que o Office 2016 virá gratuitamente para os assinantes do Office 365, tanto para pessoas físicas quanto para os assinantes de versões destinadas às empresas.

O que se pode ver na Developer Preview é que alguns problemas ainda não foram solucionados pela Microsoft, mas também é possível conhecer novos recursos bastante úteis. É válido lembrar mais uma vez, no entanto, que esta se trata de uma versão em desenvolvimento e que o produto final pode trazer várias alterações.

Um dos problemas não solucionados é o da instalação da suíte. Assim como muitos usuários têm notado, a instalação do software geralmente é interrompida entre 80% e 90%. Em alguns casos, os usuários conseguem utilizar os aplicativos depois de reiniciarem o computador ou encerrarem manualmente a instalação do Office. Em outros, os aplicativos apresentam erros ao inicializar, forçando o usuário a desinstalar toda a suíte e reinstalá-la novamente.

Com os aplicativos funcionando normalmente, é possível notar grandes semelhanças entre o Office 2013 e o Office 2016 Developer Preview – na verdade, as mudanças são muito pequenas. No entanto, o vice-presidente da Microsoft para softwares e serviços, Kirk Koenigsbauer, escreveu em seu blog que esta versão preview do Office 2016 ainda "não contém todos os recursos que estamos planejando entregar no produto final". Assim sendo, será possível conhecer todas as funções que a Microsoft trará para a nova versão do software apenas nas próximas atualizações ou somente na versão final do produto.

A mudança mais visível, no entanto, é que os aplicativos agora possuem seus próprios esquemas de cores: o azul para o Word, o verde para o Excel, o vermelho para o PowerPoint e tons de azul distintos para Outlook e Visio. As cores também estão visíveis na barra superior das janelas de cada um dos aplicativos. Além disso, os usuários podem escolher voltar para o branco se desejar, assim como na versão 2013.

Office 2016

Para o Word, Excel, PowerPoint, Project e Visio, existe uma nova funcionalidade para facilitar a usabilidade dos serviços. Uma caixa de texto ao lado direito permite que você procure por qualquer recurso disponível de maneira mais rápida e simples. Por exemplo, você pode digitar no Word a palavra "envelope" e o resultado da pesquisa lhe mostrará modelos para criar envelopes e malas diretas. Isso é algo muito útil, em especial para aqueles que não são usuários assíduos dos aplicativos e que gastam bastante tempo procurando por alguma ferramenta ou recurso.

Um novo detalhe que o Office 2016 trará é os serviços de armazenamento em nuvem conectados a suíte. Se o usuário conectar o OneDrive, SharePoint ou outro serviço em sua conta Office, será mostrado qual o e-mail associado a cada uma das contas, o que é muito útil se o usuário possui mais de uma conta em um mesmo serviço. Essa pção poderá ser visualizada na área de Backstage, quando se clica em "Arquivo" na faixa de opções.

O Outlook também traz mudanças já na versão Developer Preview. Ao clicar em inserir um arquivo em um e-mail, o serviço mostra todos os arquivos recentes utilizados no Office. Isso torna muito mais fácil anexar arquivos, uma vez que na maioria das vezes o usuário está trabalhando em um documento antes de enviá-lo por e-mail.

O Outlook 2016 também irá ajustar sua interface de acordo com o tamanho da tela do dispositivo em que está sendo usado. Normalmente, o aplicativo de e-mail é dividido em três colunas: as pastas do lado esquerdo, a lista de e-mails no centro e o e-mail selecionado aberto no lado direito. Em telas menores, o Outlook irá mostrar apenas uma ou duas colunas.

Para os profissionais de TI, o Office 2016 trará a extensão de proteção contra perda de dados (DLP) para o Word, Excel e PowerPoint. Essa extensão estava presente nas outras versões apenas para o Exchange, SharePoint, Outlook e OneDrive for Business. Os profissionais de TI também serão capazes de controlar quais os tipos de informação cada usuário poderá incluir em cada documento e gerenciar o compartilhamento destes arquivos.

No Outlook, as mudanças interessantes para o profissional TI ficam por conta da melhora na estabilidade em servidores e redução do tempo de download dos e-mails. Além disso, os usuários poderão optar por reduzir a quantidade de espaço de armazenamento do Outlook, escolhendo quanto tempo deseja manter os e-mails em seus aparelhos. A Microsoft também está trabalhando na velocidade de pesquisa do Outlook, resultado que deveremos ver quando o Office 2016 for lançado no próximo semestre.

Infelizmente, nenhuma das novidades voltadas para profissionais TI está disponível na versão Developer Preview do Office 2016, mas revelam que estas mudanças são mais importantes do que as alterações estéticas da suíte. Aliás, a versão de testes traz mudanças mais significativas para profissionais de TI do que para usuários finais. Assim, quem já possui a versão 2013 tem poucos motivos para fazer o download da Developer Preview.

De qualquer forma, esta nova versão de testes do Office 2016 destinada ao público deverá estar disponível dentro dos próximos meses. Se você deseja instalar o Office 2016 Developer Preview, acesse o Microsoft Connect e siga o passo a passo apresentado no site.

Via PC World

Fonte: http://www.pcworld.com/article/2902287/first-look-microsoft-office-2016-for-enterprise-hints-at-easy-searching-colorful-ui.html#tk.rss_all

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.