O que é um programa portátil?

Você já deve ter visto em alguns arquivos o nome portátil ou portable, que significa um alerta para versões portáteis de programas inteiros. Mas algumas pessoas ainda se confundem sobre o que significa um programa ser portátil ou até onde ele é realmente igual a versão normal.

Um programa portátil é um aplicativo que, em vez de ficar instalado no computador, pode rodar direto de um pendrive ou cartão de memória. Assim, você pode carregá-lo para todo o lado e usar em qualquer computador, como os de amigos ou escola, sem precisar instalar no micro. Ou seja, você pode levar suas aplicações favoritas e usá-las em qualquer máquina, mesmo que não tenha permissão para instalar nada.

Alguns programas vêm com a opção de instalação portátil, além da instalação comum. Já outros programas, como o OpenOffice.org, tem versões portáteis criadas por fãs, e estas devem ser baixadas em separado. Muitas vezes, um programa portátil nem tem instalador: você simplesmente o copia para o pendrive e pronto! O uTorrent, é um bom exemplo, já que tem a sua versão com ou sem instalador.

E os tipos de programas vão desde tocadores de música (como o Foobar2000) até pacotes completos, como o PortableApps Suite, que reúne vários tipos de aplicações, formando um sistema completo que roda direto do pendrive.

Há outros programas que podem ser baixados diretamente em suas versões portáteis, como o 7-zip, eMule, Pidgin, Firefox e Movie Maker.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.