Mozilla apresenta novo padrão JPEG mais comprimido; Facebook já testa

Por Redação | 17 de Julho de 2014 às 12h25

A Mozilla lançou esta semana uma versão atualizada de sua ferramenta de compressão de arquivos JPEG, que reduz o tamanho das imagens em 5% - um número pequeno, mas que é importante para os serviços na Web que usam muitas imagens, como o Facebook.

A ferramenta, chamada Mozjpeg 2.0, irá "reduzir o tempo de carregamento da página e, finalmente, criar uma experiência de uso mais aprimorada para sites de hospedagem de imagens", escreveu Josh Aas, estrategista sênior de tecnologia da Mozilla em seu blog.

O Facebook já começou a testar a nova versão da ferramenta e doou US$ 60.000 para o seu desenvolvimento futuro, escreveu Aas.

O formato JPEG tem sido usado por mais de 20 anos, e a maioria das imagens na Internet é hospedada nesse formato. O mozjpeg 2.0 remove alguns dados para reduzir o tamanho do arquivo, mas mantém a integridade da foto tanto quanto possível.

O Mozjpeg baseia-se na biblioteca libjpeg-turbo, que é usada para decodificar arquivos JPEG no Mozilla Firefox. No entanto, o Mozjpeg não usa mais poder de processamento do que o libjpeg-turbo ao fazer a compressão.

Para saber mais sobre o Mozjpeg acesse a página do projeto no GitHub.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.