Motorista se envolve em acidente grave por causa de GPS desatualizado

Por Redação | 05 de Abril de 2015 às 15h25

Uma notícia bem peculiar chamou a atenção na última semana. Um motorista se envolveu em um acidente grave nos Estados Unidos após seu carro cair em uma ponte demolida. E a causa da tragédia foi o simples fato de o GPS utilizado por ele estar desatualizado.

Segundo a polícia do estado de Indiana, Iftikhar Hussain seguia as instruções dadas pelo aparelho que o levava em direção a uma rota fechada desde 2009. Ele seguiu com o veículo sem reparar na sinalização que indicava que o caminho estava bloqueado e fez com que o carro despencasse de uma altura de 11 metros, o que resultou na morte de sua esposa, Zohra Hussain.

O motorista foi levado a um hospital da região com alguns ferimentos, mas não corre risco de morrer. Em depoimento às autoridades, ele contou que estava seguindo as ordens do GPS, que indicou o caminho que não era mais usado há quase seis anos. Como Hussain não conhecia o local e estava por perto para visitar familiares, o condutor seguiu em frente.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

De acordo com o motorista, o motivo para a desatenção foi que nem ele, nem a mulher haviam reparado nas placas que alertavam sobre o fim da estrada, uma vez que os dois estavam de olho na tela do dispositivo.

Apesar de trágico, o episódio traz duas importantes lições. A primeira sobre atenção, já que muitos motoristas ficam de olho mais em seus aparelhos móveis do que na própria estrada, o que vem aumentando consideravelmente o índice de acidentes. Outro ponto é a necessidade de manter seu GPS atualizado, algo que muitos motoristas ainda veem como algo desnecessário. Se nem mesmo aplicativos como Waze e Google Maps conseguem ser inteiramente confiáveis com mudança de rotas, o que dizer de um aparelho que precisa receber essas informações quase que manualmente?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.