Módulo do Windows Azure para Puppet facilita criação de máquinas virtuais Linux

Por Colaborador externo | 28.04.2014 às 11:56

Por Vinícius Souza*

A Microsoft Open Technologies (MS Open Tech) anunciou a disponibilidade de um novo Módulo do Windows Azure Puppet que permite a criação de máquinas virtuais Linux e Windows no Windows Azure através da Puppet, uma popular ferramenta open source DevOps. O suporte é oferecido em um módulo do Windows Azure para Puppet publicado no Puppet Forge. Além disso, o gerenciamento de serviços-chave, como configuração de redes e bancos de dados também é suportado nesse módulo. Como resultado, os usuários da ferramenta Puppet agora podem usar as cerca de 1.800 configurações definidas pela comunidade e incluídas no Puppet Forge também no Windows Azure.

Os engenheiros da MS Open Tech conduziram esse trabalho para aprimorar a interoperabilidade das tecnologias Microsoft com as populares ferramentas DevOps. As ferramentas DevOps têm foco no gerenciamento daquilo que está relacionado a desenvolvimento de software e operações de TI. Elas enfatizam a colaboração e integração entre a ágil equipe de desenvolvimento de software (para quem mudançás rápidas são necessárias) e a equipe de operações, que precisa oferecer o máximo de disponibilidade (neste caso, mudanças podem significar confiailidade). O DevOps visa habilitar esses dois grupos para que se comuniquem e colaborem de maneira mais eficiente. A contribuição de um Módulo Puppet para Windows Azure é um passo muito importante no sentido de assegurar que usuários do Puppet sejam capazes de explorar todo o seu conhecimento em ambientes Windows Azure.

O módulo Puppet do Windows Azure oferece tudo aquilo que você precisa para garantir os seguintes serviços no Windows Azure:

  • Máquinas virtuais – tanto Linux quanto Windows
  • Redes virtuais – criar seções isoladas de maneira lógica no Azure e conectá-las de maneira segura a seus clientes e servidores
  • SQL Server: criar e manter seu banco de dados SQL

Além disso, agora os usuários do Windows Azure poderão acessar os mais de 1.800 módulos criados pela comunidade também no Puppet Forge.

* Vinícius Souza tem foco em desenvolvimento, em especial de Windows 8 e Azure, além disso tem experiência em algumas tecnologias OpenSource de desenvolvimento e conduz várias ações com a comunidade para projetos envolvendo Interoperabilidade.

Fonte: Portal 25