Mitos sobre a velocidade do seu computador

Por Redação

Atualmente, parece impossível viver sem um bom computador a nosso lado. E ninguém quer viver com computadores travando, apresentando erros e um desempenho super lento. Para resolver esses problemas, as pessoas, muitas vezes, recorrem a métodos que não funcionam realmente, mas foram espalhados entre o povo quando se trata de tecnologia.

Muitas vezes, as coisas não são como todo mundo fala. A seguir, explicamos alguns mitos e mostramos o que é verdade e o que é mentira nessa história toda.

Primeiro equívoco - A razão para um computador estar lento está nos vírus e demais malwares

Ter a máquina infectada por vírus pode, obviamente, deixá-la mais lenta, mas nem sempre a solução para tudo é o velho "passar o antivírus". Na verdade, existem inúmeros malwares que não são perceptíveis em um computador - e esse é o objetivo de todos os malwares, afinal, nenhum cracker quer deixar pistas de estar roubando informações pessoais ou qualquer coisa do tipo. Provavelmente, você não verá nada estranho com o seu sistema quando isso acontecer.

Computador Infectado

Vale lembrar que é uma péssima ideia usar mais de um software antivírus no mesmo computador, pois, além de não fazerem seu computador ficar mais seguro, os programas poderão entrar em conflito.

Segundo equívoco - Apagar os dados deixa o computador mais rápido

Sim e não. O que acontece é o seguinte: seu computador só fica mais lento por causa dos seus dados quando o HD está bastante lotado.

Isso ocorre por um motivo bem simples. Os programas e tarefas executados pelo computador criam arquivos temporários e, se não houver espaço para esse crescimento repentino de dados, o computador ficará cada vez mais demorado na execução de um software.

HD

Uma boa dica é trocar o seu HD (HDD) por SSD (solid-state-drive), que utiliza memória flash e aumenta consideravelmente a velocidade dos processos.

Terceiro equívoco - Trocar componentes da máquina deixará o computador mais rápido

Aqui vai outro item interessante e com duas respostas. Esse conselho de nada adianta se você não souber quais as peças certas a serem trocadas ou conhecer o seu sistema e entender qual é o melhor upgrade para ele e para as suas necessidades.

A troca do HDD pelo SSD, citada no item anterior, é um exemplo que se encaixa nesse caso e realmente torna o computador mais rápido.

Chips de memória RAM da Samsung

Em relação ao aumento da memória RAM, por exemplo, é importante lembrar que ela realmente deixa o computador mais rápido, na grande maioria das vezes. Porém, existem limites para essa velocidade: Uma versão do Windows de 32-bit suporta o uso de até 4GB de RAM. Depois disso, a velocidade não aumentará e os upgrades serão inúteis.

Quarto equívoco - Limpar o registro deixa o computador mais rápido

Esse talvez seja o único item da lista que é realmente falso. Apesar de ser um mito extremamente divulgado pela internet e pelos meios de comunicação, oferecendo diversas opções de programas para limpar os registros do sistema e deixar seu computador mais rápido, isso não ajuda em nada na velocidade do computador.

Registrywindows

O registro apenas forma uma base de dados deixada por programas configurados anteriormente, inclusive os que você reinstalou e desinstalou. Todos eles guardaram dados no seu computador. O fato de apagar ou não esses dados não interfere na velocidade da máquina.

Quinto equívoco - Deixar o computador mais rápido com uma formatação e uma reinstalação completa do sistema operacional

Como os três primeiros, esse equívoco também tem um pouco de verdade, afinal de contas, o usuário apaga tudo que estava instalado previamente no computador. Porém, a maioria dos usuários, depois da formatação, continua usando o computador da mesma forma e acaba lotando o HD e instalando diversos programas novamente. Nesse caso, ele só vai passar trabalho reinstalando tudo, certo?

Desktop Windows 7 Starter

A ideia é aprender a usar o computador de uma forma diferente, cuidando de pequenos pontos que acabam tornando o sistema realmente mais lento e ignorando alguns mitos que todos já conhecemos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.