Microsoft revela uma série de novos recursos para o Azure

Por Redação | 04.04.2014 às 16:32

A Microsoft anunciou uma série de novos recursos para sua plataforma na nuvem, o Windows Azure. As novidades incluem um portal de gerenciamento redesenhado que deve facilitar a vida dos desenvolvedores.

O novo portal está sendo lançado com um novo SDK, e promete oferecer a compatibilidade entre plataformas e proporcionar uma experiência na nuvem totalmente integrada. Isso vai permitir o desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos em um único lugar, utilizando a plataforma e as ferramentas de sua preferência.

De acordo com o OnWindows, os principais novos componentes do portal Azure são:

  • Gerenciamento Simplificado de Recursos: ao invés de utilizar recursos autônomos, como Microsoft Azure Web Sites e Visual Studio, os desenvolvedores agora podem criar, gerenciar e analisar seus aplicativos com um único recurso que oferece uma experiência unificada e personalizada, o que ajuda a reduzir a complexidade do processo.
  • Faturamento integrado: o faturamento também passa a ser integrado, o que permite aos desenvolvedores assumir o controle dos seus custos e otimizar seus recursos para tirar o máximo de proveito do seu negócio.
  • Galeria: uma nova galeria com aplicativos e serviços da Microsoft e da comunidade Open Source oferece serviços gratuitos e pagos que permitem aos desenvolvedores aproveitar totalmente o ecossistema.
Novo portal Azure

"Com esse portal, os desenvolvedores agora podem olhar para as coisas de uma forma holística ao invés de centrar apenas no serviço", disse S. Somasegar, vice-presidente da Divisão de Desenvolvedores da Microsoft, ao TechCrunch. O executivo diz ainda que atualmente os aplicativos usam vários serviços de qualquer maneira, e por isso a Microsoft quis oferecer aos desenvolvedores um único lugar para, por exemplo, fazer análise de log.

A empresa ainda não anunciou a data exata de lançamento da atualização do Azure, mas Somasegar disse que ela deve migrar lentamente todos os seus usuários cadastrados na plataforma.