Microsoft já está testando próxima versão do Office; veja imagens

Por Redação | 18 de Setembro de 2014 às 12h44

A Microsoft já está testando internamente e distribuindo cópias da nova versão do seu pacote Office para parceiros, afirmaram fontes próximas à empresa ao The Verge.

De acordo com a reportagem publicada nesta quinta-feira (18), a nova versão deverá integrar o novo assistente "Tell Me" presente no Office online à versão desktop do pacote de softwares.

O recurso é semelhante ao do antigo assistente Clippy e fica na barra de ferramentas do documento dando dicas sobre funções, atalhos e oferecendo ajuda ao usuário. Contudo, diferente do Clippy, ele não tem um formato simpático de clipe de papel e se limita a um campo de busca com a imagem de uma lâmpada.

Office 16

Design da próxima atualização Office 16 do pacote de software (Imagem: The Verge)

É possível fazer buscas com perguntas simples como "como eu insiro imagens?", que trarão resultados sobre funções disponíveis no software e ajuda adicional. O objetivo é auxiliar na descoberta de ferramentas presentes em todas as plataformas do Office e que muitas vezes ficam inutilizadas por grande parte dos usuários.

Nas imagens divulgadas pelo The Verge, também é possível ver que o novo Office voltará com o tema em preto, uma palheta de cores que já existia no Office 2010 e que foi muito requisitada por usuários do Office 2013. O tema será opcional e estará disponível ao lado das cores cinza claro, cinza escuro e branco.

Office 16

Interface da nova versão do PowerPoint com palheta escura de cores (Imagem: The Verge)

Outra função nova é a rotação automática de imagens dentro de documentos, que permite posicioná-las na orientação correta assim que inseridas no Office. A Microsoft também melhorou a sincronização de e-mail do seu cliente Outlook, permitindo que o usuário baixe pacotes de mensagens de períodos de um dia, três dias, sete dias ou duas semanas. Na versão atual do Outlook, só é possível baixar um pacote mínimo de 30 dias de e-mail, o que costuma causar problemas com o armazenamento interno de laptops e tablets.

No geral, o update, apelidado de Office 16, não deverá trazer grandes mudanças para o pacote de softwares, mas se alinha à estratégia da Microsoft de liberar atualizações constantes ao Office, o que já está sendo feito há algum tempo com a versão de assinatura do serviço, o Office 365.

Office 16

Detalhe do assistente Tell Me (Imagem: The Verge)

Office 16

Detalhe de uso do assistente de Tell Me (imagem: The Verge)

Office 16

Novo design do Excel (imagem: The Verge)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.