Microsoft disponibiliza Azure Backup para PCs

Por Redação | 18.12.2014 às 12:17

Em breve, o serviço de backup em nuvem da Microsoft poderá receber um número crescente de tráfego. Isso se deve por causa da introdução do Azure Backup para os sistemas operacionais Windows 7 SP1, Windows 8 e Windows 8.1. Apenas as versões de 64 bits são suportadas. Até o momento, o Azure Backup só estava disponível para Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2.

O Azure é a plataforma em nuvem da Microsoft que reúne uma coleção de serviços de computação, dados, armazenamento, rede e aplicativos. Com a introdução de sistemas com um número maior de usuários, o serviço de Backup do Azure deverá ser um grande passo para mudar a forma com que os administradores de TI encaravam o serviço da Microsoft.

O Windows já fornece uma opção de armazenamento de dados em nuvem por meio do OneDrive, tanto para uso pessoal quanto corporativo. No entanto, estes são sistemas de armazenamento de arquivos e sincronização, não oferecendo a segurança e integridade de dados de maneira completa. O Azure Backup realiza regularmente backups programados que armazenam os dados dos usuários em massa, por exemplo.

Os backups são incrementais, de modo que apenas as últimas alterações são enviadas para o servidor cada vez que um processo é executado. O backup também pode ser adiado caso o laptop de um usuário não esteja funcionando ou exista falta de conexão com a internet. Todos os dados são criptografados localmente antes de serem transmitidos para a nuvem Azure, assim, os usuários podem manter o controle de suas próprias senhas de criptografia. Ao restaurar um backup, o usuário pode recuperar arquivos, diretórios e volumes com base na data e hora do backup.

No geral, o Azure Backup se torna uma ótima ferramenta de armazenamento de dados na nuvem, principalmente para as pequenas empresas que precisam de um serviço de backup em nuvem com baixo custo. Mais informações sobre o Backup do Azure podem ser obtidas na página oficial do serviço.

Fonte: http://www.theregister.co.uk/2014/12/17/azure_backup_for_windows_clients/