Microsoft deve anunciar mudança de nome do Windows Azure ainda esta semana

Por Redação | 24 de Março de 2014 às 15h19

A Microsoft vai anunciar a mudança do nome de sua plataforma de serviços baseados na nuvem, que hoje atende por Windows Azure, ainda esta semana. O novo nome da plataforma passará a ser Microsoft Azure, de acordo com informações do CNET.

Espera-se que o anúncio oficial aconteça nesta terça-feira, 25 de março, e passe a valer a partir do próximo dia 3 de abril, o que vai coincidir com o segundo dia da conferência Microsoft Build em São Francisco, nos Estados Unidos.

Azure

A mudança de nome faz todo sentido, já que o Windows Azure não tem nada a ver com o Windows. Inclusive, os clientes da plataforma podem usar Linux em máquinas virtuais dentro do sistema operacional.

Se o usuário desejar, também pode rodar bancos de dados Oracle e até ferramentas de desenvolvimento que não são específicas do Windows, como Java, Ruby, PHP e Python. Outro motivo para a mudança de nome é que a Microsoft quer mostrar que já não é mais apenas a desenvolvedora do Windows.

Com a mudança de nome, a companhia espera demonstrar que agora é uma empresa multiplataforma e provedora de serviços. A compra da Nokia, o próprio Azure e a suíte Office para iPad, que será lançada no próximo dia 27, são bons exemplos do que a empresa sediada em Redmond está se tornando.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.